quarta-feira, 19 de novembro de 2014

TRANSIÇÃO...O QUE PASSA PELA CABEÇA DAS CRIANÇAS?


            Pensando nessa questão, a equipe dos profissionais dos prés do CMEI Fani Lerner, com o acompanhamento do pedagogo, elaboraram propostas de trabalho com as crianças:
  • Roda de conversa - para que pudessem expressar curiosidades, saberes, dúvidas;
  • Pesquisa com os pais - perguntando se comentários eram feitos sobre esse momento de transição, envolvendo as famílias nas discussões,
    As principais curiosidades foram:
    - Em relação ao espaço físico da escola (quadra; banheiros; salas e carteiras);
    - Materiais a serem utilizados (cadernos, livros, penal);
    - Aulas, recreio e professores.
  • Visita à escola Osvaldo Arns - no intuito de conhecer o espaço e conversar com as crianças do primeiro ano.
            As crianças do CMEI se mostraram bastante curiosas. Andaram pela sala de aula. Ficaram admiradas com o quadro negro e também com as carteiras dos alunos do 1º A. Algumas crianças foram mais ousadas: fizeram perguntas paras os alunos da turma hospitaleira,referentes à preferência destes (se preferem o CMEI ou a Escola); questionaram como é ter recreio? Quiseram sentar na carteira da escola; pediram para ver o penal de uma criança da Escola.
          Uma menina do CMEI estava tão a vontade, que até conversou com uma dupla de crianças da escola, que passaram batom nela, informando que ali elas podem usá-lo.
Em seguida, as crianças do Pré A puderam conhecer outros ambientes da Escola. Muitas já tinham vivenciado a experiência de ter entrado naquele espaço, pois já utilizaram o laboratório de informática e também algumas já frequentaram o Comunidade Escola, porém ainda não tinham vivenciado o contato com a sala de aula.
 





Fizeram muitas perguntas

Entregaram lembranças

Conversaram com os colegas


Recitaram a parlenda do Pato
    
        Já durante a volta, as crianças demonstraram mais entusiasmo e já afirmavam que não veem a hora de começar a frequentar aquele novo ambiente. O pedagogo perguntou se sentiriam falta do CMEI e todas disseram que sim e alguns disseram que este espaço é para os menores e como já estão crescendo, chegou a hora de ir para a escola.
       O momento da visita foi muito proveitoso, visto que foi possível acompanhar de perto aquela ansiedade que sabemos que existe, porém nem sempre conseguimos captar de outras maneiras, senão perguntando-os. Nesta situação, o olhar, o comportamento, a atitude e a conversa com os novos amigos, disseram muito mais do que a simples resposta que as crianças do CMEI poderiam dar ao serem interrogadas a respeito de suas expectativas em relação à transição para a Escola. (palavras do pedagogo)
        Com certeza ações como estas, ajudam as crianças nesse processo de transição, deixando-as mais seguras e confiantes para prosseguir em suas aprendizagens.Parabéns pela iniciativa!!!!
         

Um comentário:

  1. As crianças precisam se sentir seguras nessa transição, afinal é uma mudança muito importante na vida deles. É sempre bom poder fazer parte desses momentos! !!

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