sábado, 29 de novembro de 2014

BRINCANDO COM AS PALAVRAS

       
    No encontro de Formação com as Escolas, nesse mês, dando continuidade ao trabalho com a escrita, trouxemos possibilidades de propostas para repertoriar as professoras e ampliarem as ações educativas já existentes ressignificando-as.

      O primeiro objetivo com a escrita foi demonstrar sua função social, seu propósito comunicativo. Escrevemos como recurso de memória, para registrar, nomear, enfim para comunicar-se com o mundo. E nossas crianças precisam identificar essa função, escrever não é um ato motor  e sim cognitivo.




   Fotos e vídeos de nossas unidades ilustraram como as crianças demonstram seus saberes sobre a escrita e de que forma o profissional pode contribuir para que as aprendizagens avancem. O equilíbrio entre a escrita espontânea e com referência foi acentuado, pois se as crianças não tiverem essas duas vivências paralelamente no decorrer do ano, ou será uma copista que não utiliza suas hipóteses de escrita, ou será uma criança que não compara suas hipóteses com a forma convencional.  

          Os textos da tradição oral, nos ajudam a abordar a escrita de uma forma lúdica e contextualizada. Uma demonstração disso foi a vivência, onde a partir de uma palavra, (colada embaixo de algumas cadeiras) o profissional tinha que recitar algo ou até mesmo cantar. Momento de diversão mais que nos revela contextos significativos de escrita. As respostas de adivinhas o uso de trava língua, um universo de possibilidades. 

Caro leitor, pode parecer simples, mas fale rapidamente: Casa suja, chão sujo!!!!


         
       A aprendizagem não está desvinculada do prazer...então que nossas crianças avancem em suas aprendizagens de forma significativa e contextualizada. 
       

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