quarta-feira, 26 de novembro de 2014

PARA DAR CONTINUIDADE A UM TRABALHO É NECESSÁRIO CONHECÊ-LO!!

         Nesta segunda-feira, 24-11, as pedagogas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, juntamente com as alfabetizadoras e matemáticas, reuniram-se com as professoras de primeiro ano para discutirem algo essencial: o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
         O objetivo foi socializar com as profissionais como se organiza o trabalho na EI, trazendo exemplos da rotina das crianças, o que realizam, suas experiências e aprendizagens.
      Posteriormente,  as alfabetizadoras apresentaram uma sequência didática em oralidade, leitura e escrita, que respeitava os saberes das crianças e demonstrava o aprofundamento que o primeiro ano fará, a partir do conhecimento das crianças. Um contexto lúdico, planejado e que nos deu até vontade de ir para a escola!



       As matemáticas, trouxeram a importância do trabalho com resolução de problemas, permitindo que as crianças façam reflexões sobre os conceitos matemáticos, levantem hipóteses e não entendam a matemática como algo estático, sem sentido.
        Pudemos trabalhar com dois grupos, um pela manhã e outro a tarde e agradecemos a cada participante que atenciosamente se dispôs a conhecer um pouco mais a proposta da Educação Infantil, para pensar na transição de forma mais acolhedora, consciente e produtiva. Inclusive solicitaram outros momentos como esse, principalmente no início do ano. A professora Silvane Tambosi  em seu comentário destacou:

Professora Sil na primeira fila
        "Bem interessante o curso " Transição da Educação Infantil para Ensino Fundamental", pude conhecer a riqueza do trabalho realizado nos CMEIs e ter um maior entendimento das diversas formas de trabalho, objetivando a aprendizagem e desenvolvimento global do aluno"

       Um agradecimento especial a equipe do Ensino Fundamental do NRE-PN, parceiras de concepção de trabalho e com o mesmo objetivo: propostas de qualidade, favorecendo as aprendizagens de nossas crianças. Somos privilegiadas por compartilhar o trabalho com uma equipe que respeita e acredita na proposta da Educação Infantil e acentua o princípio de continuidade e não ruptura entre as etapas. 

Representando todos os envolvidos nesta iniciativa, nosso muito obrigada!





       

2 comentários:

  1. Valioso momento de troca e parceria!!!! Continuidade garantida para 2015!

    ResponderExcluir
  2. Que excelente iniciativa! Equipe do NRE PN de parabéns pela integração no NRE e nas Unidades!

    ResponderExcluir