sexta-feira, 7 de novembro de 2014



Em supervisão, a formadora Fernanda do CMEI Dona Bertha, relatou que considera muito importante os encontros de formação do NRE PN e que muitas vezes ao sair deles sente-se provocada a rever sua prática, seu olhar e repensar com seu grupo as questões que precisa avançar. 

Nesse ano ela iniciou o trabalho na unidade com o foco formativo do brincar a partir do diagnóstico que demonstrou um entendimento confuso dos profissionais sobre essa prática. Foi preciso muito estudo e reflexão! Fernanda utilizou várias estratégias formativas e enfatizou a tematização de práticas que considera importante, por ouvir o grupo e considerar as opiniões e contribuições trazidas.  Fez uso além dos materiais da própria unidade, o vídeo do CMEI Vó Anna, exemplo do trabalho colaborativo na rede, um dos seis desafios do formador, conforme Cristiane Pelissari.




Levou o grupo a vivenciar situações homólogas, colocando os adultos para brincar e destaca que foi um momento muito significativo, onde as profissionais voltaram no tempo e puderam perceber como possuem repertório de brincadeiras e relatavam: “esse eu vou fazer com a minha turma”.  Também socializou o quadro das brincadeiras do blog da educação infantil do Pinheirinho, postado em agosto de 2013.
Fernanda percebeu que teve avanços, pois as profissionais efetivaram a integração na unidade com frequência de 3 vezes na semana, sendo que no início ocorria esporadicamente, além de estarem com práticas mais qualificadas, uma mediação mais efetiva e reflexiva. Apontou como metas para 2015 a necessidade de pesquisa, de ampliar o uso de materiais de largo alcance e o repertório de brincadeiras tradicionais, além de melhorar a organização do registro. Essas reflexões comprovam que após provocada a profissional transforma sua inquietação em ação formativa. Parabéns pelo trabalho!!!

Um comentário:

  1. Ao olhar para a própria prática, reorganizando-a com reflexão pode-se perceber o quanto o percurso e as conquistas são valiosas!

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