Em supervisão,
a formadora Fernanda do CMEI Dona Bertha, relatou que considera muito
importante os encontros de formação do NRE PN e que muitas vezes ao sair deles
sente-se provocada a rever sua prática, seu olhar e repensar com seu grupo as
questões que precisa avançar.
Nesse ano ela
iniciou o trabalho na unidade com o foco formativo do brincar a partir do
diagnóstico que demonstrou um entendimento confuso dos profissionais sobre essa
prática. Foi preciso muito estudo e reflexão! Fernanda utilizou várias
estratégias formativas e enfatizou a tematização de práticas que considera
importante, por ouvir o grupo e considerar as opiniões e contribuições
trazidas. Fez uso além dos materiais da
própria unidade, o vídeo do CMEI Vó Anna, exemplo do trabalho colaborativo na
rede, um dos seis desafios do formador, conforme Cristiane Pelissari.
Levou o grupo a vivenciar situações homólogas,
colocando os adultos para brincar e destaca que foi um momento muito
significativo, onde as profissionais voltaram no tempo e puderam perceber como
possuem repertório de brincadeiras e relatavam: “esse eu vou fazer com a
minha turma”. Também socializou
o quadro das brincadeiras do blog da
educação infantil do Pinheirinho, postado em agosto de 2013.
Fernanda percebeu
que teve avanços, pois as profissionais efetivaram a integração na unidade com
frequência de 3 vezes na semana, sendo que no início ocorria esporadicamente,
além de estarem com práticas mais qualificadas, uma mediação mais efetiva e
reflexiva. Apontou como metas para 2015 a necessidade de pesquisa, de ampliar o
uso de materiais de largo alcance e o repertório de brincadeiras tradicionais,
além de melhorar a organização do registro. Essas reflexões comprovam que após
provocada a profissional transforma sua inquietação em ação formativa. Parabéns
pelo trabalho!!!
Ao olhar para a própria prática, reorganizando-a com reflexão pode-se perceber o quanto o percurso e as conquistas são valiosas!
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