terça-feira, 4 de novembro de 2014

REFLEXÃO - AÇÃO - REFLEXÃO

        
        Nessa semana iniciamos novo ciclo de supervisão com escolas e CMEIs. Alguns itens de pauta se diferem, mas uma coisa em comum: avaliação do processo formativo da unidade e do NRE. 
        Acreditamos que ao sistematizar o material que mostra os investimentos formativos do pedagogo na unidade, este pode visualizar suas ações, percebendo suas potencialidades e identificando em que pode avançar em outra oportunidade.

       Segundo Wallace, pedagogo do CMEI Fani Lerner, elaborar esse material, foi um exercício que demonstrou o quanto ele atuou com sua equipe, as aprendizagens que proporcionou e o mais importante: como está diferente do início do ano, os saberes trazem desafios, porém fortalecem o pedagogo. "Não sou o mesmo de antes".
        A fala do Wallace ratifica o que Nélio Spréa expõe sobre aprendizagem: o saber precisa provocar transformações, não é reprodução.  
      Da mesma forma ao avaliar o processo de formação do NRE, o intuito é fortalecer ainda mais a parceria de trabalho, trazendo quais ações colaboraram e sugerindo outras que acharem necessárias. A avaliação retroalimenta a reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas, iluminando e qualificando a formação continuada. 

        Vamos celebrar as conquistas e pensar em metas para o próximo ano. Contamos com vocês!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário