terça-feira, 11 de novembro de 2014

" CRIANÇÓLOGOS E CRIANCISTAS" ....

         
     Segundo Maria Carmem Silveira Barbosa, que realizou a abertura do 8º Seminário Municipal de Educação Infantil, todos os profissionais precisam ter essas duas características:
        Ser "criançólogo", pesquisar a infância, ser um estudioso, conhecedor desse universo e "Criancistas", um adulto ativista das crianças, que favoreça condições e valorize os seus saberes.
      O espetáculo do grupo Baquetá, trouxe a cultura maranhense, nas músicas, dramatizações e brincadeiras. Algumas meninas do Pinheirinho até subiram ao pouco para fazer a coreografia do boi Amoroso e Saudoso, proposto pelo grupo. Enquanto criancistas brincamos, cantamos, sorrimos e ampliamos culturalmente nossas experiências.



       Já como criançólogos pudemos aproveitar as considerações de nossa diretora de Departamento Gloria Galeb, da Secretária de Educação - Roberlayne, que acentuaram o investimento no trabalho formativo como forma de avançar nas práticas educativas com as crianças: nosso maior objetivo!

          Maria Carmem reforça o caminho para favorecer essas práticas: Interações...entre pares, com os adultos. Interações de qualidade, onde ambos envolvidos na ação tenham aprendizagem e com o princípio de alteridade - se colocar no lugar do outro. Saber respeitar dentro da diversidade o que nos torna iguais... a condição humana.
       A interação como qualquer aprendizagem, é um exercício. Inicialmente somos referência para as ações das crianças, depois fazemos junto com ela, para aprenderem a exercer a autonomia, com condições de escolha, a partir de sua individualidade, porém pensando no coletivo. 
           Agradecemos a equipe do Pinheirinho, que nesses eventos tem aproveitado as interações com os pares, deixando os momentos mais significativos, ampliando as trocas de experiências e buscando continuamente na prática o exercício da alteridade. Parabéns equipe!!!    






         














 Se as crianças são peixes num mar de cultura, que possamos ser esse mar para nossas crianças mergulharem... continuem a nadar com nossas sereias em alto mar!!!!!  


Um comentário:

  1. seminario importante e necessário aos professores da educação infantil. Aproveito para uma correção meu nome é MARIA ENAURA MOREIRA TAVARES. OBRIGADO



    ResponderExcluir