sexta-feira, 19 de junho de 2015

Para além de passear... a experiência de cada um!!

Passear...
            Conhecer...
                            Conversar...
                                             Investigar...
                                                            Valorizar...
                                                                         Saber mais...

     As pedagogas de CMEIS, quarta-feira dia 17-06, começaram a manhã podendo ouvir o canto dos pássaros, a tentativa do sol se manifestar na Praça do Zumbi dos Palmares. Pensando em sensibilizar o grupo, a proposta era conhecer um espaço no entorno do núcleo do Pinheirinho, onde mensalmente se encontram na formação.

     O momento cultural foi bem propício, e agradecemos a pedagoga Rocéli que trouxe diversas lendas da Gralha Azul e para sentirmos o gostinho das lendas um delicioso e quentinho pinhão...
       

      Após esse momento as pedagogas foram convidadas a explorarem os espaços, conhecerem o ambiente livremente. E depois de um tempo determinado retornaram no ponto de encontro, para socializar a experiência.
     As formas de pesquisarem o espaço foram diversas, em grupos menores, duplas ou grupos maiores. Caminhando e conversando, indo a locais mais inacessíveis, para além do que já conheciam, buscando informações nas placas, portal, fazendo self da vista, enfim experienciando a seu modo.











       
Atualmente, à memória da morte de Zumbi dos Palmares, celebramos ao ...       Ao retornarem Suelen, conta um pouco da história da Praça, muito significativa para a cultura africana, pois tem o nome de Zumbi, o maior líder de resistência quilombola e o último da história. A praça representa um espaço de liberdade, o que Zumbi sempre almejou.


      Complementando esse momento, contamos com a valiosa participação da Brinsan e do Watena, que compartilharam o conhecimento histórico que possuem sobre a Praça relacionando com as suas vivências. Também nos proporcionaram a declamação de algumas poesias... Dentre ela uma marcante!!

Negra, Negra, Negra...




 
    Outras curiosidades sobre os países africanos representados na fachada da praça foram trazidas por Suelen, inclusive por que o uso das perucas no Egito era tão comum. E você sabe?
        Por falar em Egito, os enigmas surgiram lá e nossa famosa cruzadinha tem sua origem nesse país.
          Que tal decifrar um enigma? Foi assim que finalizamos a manhã com a equipe. Exercitando e ampliando nossos saberes. 
     Contudo, nosso maior enigma está em perceber nas nossas unidades o que no entorno favorece a ampliação de conhecimento, sem perder a ludicidade do saber.
         Obrigada meninas, foi uma manhã muito agradável e proveitosa. Agradecemos a delicadeza das meninas que organizaram o lanche, específico para o local, um verdadeiro piquenique.
          E que venham as boas notícias!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário