quinta-feira, 20 de novembro de 2014

ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM DIREITO A BATALHA PEDAGÓGICA E BRUNCH!!!

         Retomamos nesse encontro, somente com pedagogos, o olhar necessário para a rotina das crianças, principalmente das menores, pois existe uma organização de tempo que não deve se sobrepor as experiências das crianças. Temos horários de alimentação, sono...porém de que forma conduzimos esses tempos podem ser ou não favoráveis as aprendizagens das crianças. Por isso devemos, enquanto formadores, perceber como estamos encaminhando a rotina das crianças, que não deve ser engessada, mais recheada de possibilidades de experiências! Uma meta a ser buscada constantemente...



REVER PROCESSO...ESTABELECER METAS...CELEBRAR CONQUISTAS!!!

       E quem disse que para fazer tudo isso, precisamos abandonar a ludicidade? Foi utilizando uma brincadeira: Desafios X estratégias - Batalha pedagógica, que nossos pedagogos puderam demonstrar suas aprendizagens sobre o uso das estratégias formativas para enfrentar os desafios do formador.

       
     Os profissionais foram divididos em duas equipes, a partir de um bilhete que recebiam na entrada, assim definia-se quem seria desafio e quem seria estratégia. Os pedagogos que receberam o bilhete dos desafios, escolhia um contexto escrito (baseado em fatos reais) que trazia um desafio a tona.        


         


        Os pedagogos que ficaram com as estratégias, escolhiam as placas que nomeava cada estratégia. 





          O objetivo da brincadeira era o pedagogo escolher qual melhor estratégia para lidar com seu desafio, para isso a estratégia precisava convencer o pedagogo de que seria a melhor para essa situação. 
        E na brincadeira, a propriedade com que os pedagogos argumentavam chamou nossa atenção,pois tanto estratégias defendendo sua importância, quanto pedagogo com desafio selecionando e buscando estratégias, mostrou que a clareza dos profissionais e o ato reflexivo sobre a prática estão presentes. Obrigada a todos pelo momento divertido, porém muito significativo, demonstrando aprendizagens. 


            Por fim fizemos algumas considerações:
           - Como é bom, pensarmos juntos em sua situação problema, pois assim ampliamos o olhar para resolução. Então por que não usamos essa rede colaborativa, promovendo mais troca entre pedagogos? O hábito de ligar, se encontrar em permanência deve ser constante entre as unidades, não estão sozinhos. Conte conosco também, com a parceria do NRE.
         - Na brincadeira tínhamos restrição de uso das estratégias, para que selecionássemos aquela que primordialmente nos ajudaria, porém na unidade não temos restrições...o pedagogo pode fazer uso de todas as estratégias, porém com o cuidado de priorizar a partir do desafio qual será mais assertiva inicialmente e depois avaliar os resultados para pensar na continuidade.
         - O valor inegável da ludicidade para trazer a tona os saberes. Estudamos, pesquisamos, argumentamos e claro nos divertimos!!!!
             
       E para deixar a manhã ainda mais marcante, um brunch, oferecido pelos CMEIs: Cajueiro, Erondy Silvério e Fani Lerner....obrigada, estava uma delícia.


              Finalizamos com uma surpresinha: apresentações em homenagem as pedagogas, feitas pelas equipes de unidade. Assim, nossa manhã, foi simplesmente: MARAVILHOSA!!!



2 comentários:

  1. Olha...posso dizer que foi um momento de muita energia, argumentação, sorrisos, questionamentos, justificativas e muito conhecimento. As equipes deram um show de saberes sobre o papel do pedagogo formador!

    ResponderExcluir
  2. ah...não posso deixar de contar que o momento do brunch foi glamouroso!!!! Os pedagogos merecem...valeu pessoal!

    ResponderExcluir