quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CONTEXTOS INVESTIGATIVOS NO SEMINÁRIO...BORA LÁ!!!!



      Parabéns a todos os comunicadores de hoje no seminário e especialmente a pedagoga Rubiane do Jardim Paraná, que com maestria contou como foi o processo de formação com sua equipe de Maternal III, a partir de um planejamento de Relações Naturais, envolvendo conceito de física. Muitas aprendizagens ocorreram para as crianças, que através de brincadeiras simples como arremessar bola ao cesto, o jogo do pula macaco e o estilingue aprenderam sobre força (seu uso e varáveis). Contudo os profissionais e pedagoga também avançaram em suas aprendizagens, sendo pesquisadores do conceito e acima de tudo pesquisadores das ações das crianças, observando e mediando sua reflexões durante o processo. 
          Não podemos deixar de citar sua grande parceira Tânia que prestigiou a comunicação, junto com outras gestoras de nosso NRE (Marluci, Patrícia, Mirian e Ivete) e nossa querida chefe Michele, que sempre está presente nas ações da Educação Infantil, valorizando nosso trabalho. Se aprendemos com as interações, essas vivências enriquecem nossas práticas. Obrigada Patrícia Celli nossa supervisora do DEI, Vera e Gloria pelo convite e apoio!





Tivemos também o privilégio de compartilhar espaço de comunicação com nossa consultora do Avisa Lá - Luciana Hubner, que nos trouxe a importância do caráter investigativo nas aprendizagens das crianças.

           As crianças são curiosas para saber sobre a vida e fazer uso desses conhecimentos. Se o que oferecemos as crianças são conhecimentos encontrados no "google", o que estamos investigando com as crianças!!! Essa reflexão deve estar em todos os nossos planejamentos.Valorizar o que as crianças sabem e procurar ampliar os saberes sobre o que sabem...essa é a dica de nossa consultora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário