quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PRESENTE ANTECIPADO!



        O final do ano se aproxima, ainda temos um tempinho até as festas, mas já temos uma caminhada de qualidade para celebrar o percurso dos formadores na Educação Infantil do Pinheirinho! Hoje no 8º. Encontro de Formação pudemos compartilhar reflexões, práticas, inspirações, aprendizagens, conversas e boas histórias. 
  Recebemos um presente que enriqueceu nossa manhã: a participação de três crianças do CMEI Cajueiro no momento cultural. Elas vieram carregadas de disposição, interesse, desenvoltura e compromisso! Nos leram a divertida história do cachorro PUM, do morango maduro vermelho e o urso esfomeado e de uma delicada bailarina.  Foi um encanto! Com essa participação foi muito significativo e prazeroso perceber o quanto a leitura é valorizada e ofertada com qualidade no cotidiano desta unidade.


      
Agradecemos e parabenizamos a equipe, as crianças e os pais que gentilmente acompanharam seus filhos. 



          Com esse início convidativo, o grupo pode participar de reflexões sobre o brincar das crianças menores, ressignificando práticas no uso dos solários, fundamentando-se no diálogo a partir das ideias de autores que contribuem para esse avanço no conhecimento da primeira infância como Angela Coutinho e Maria Carmem Barbosa. A utilização de vídeos das unidades como material de pesquisa nos permitiu pensar com foco a realidade do percurso na Rede e a caminhada individual da própria unidade.



      - CMEI Olga Benário Prestes, vídeo com cantos de atividades diversificadas para Maternal I, uma riqueza de experiência. 
      - CMEI Palmeiras, vídeo: brincadeiras com água, que como comentou a Valquiria, pedagoga do CMEI Vó Anna, dá vontade de estar lá, vivenciando a situação.
        - CMEI Hermes Macedo, filmagem da integração com 260 crianças, mas pensando em espaços que atendam as especificidades dos menores e garantam a sua integração efetiva.




     
            

      Concluímos o encontro com um vídeo falando sobre o brincar, com imagens de todas as unidades do Pinheirinho... muito a celebrar e hoje tem mais com nossas pedagogas!!!
          

Um comentário:

  1. Orgulho em fazer parte...foi um momento ótimo, com a participação sempre dedicada dos profissionais da regional!

    ResponderExcluir