quinta-feira, 13 de novembro de 2014

NOS FAZERES....QUANTOS SABERES!!!




          Pela manhã tivemos a pedagoga Jaqueline, com a professora Roseli da E.M Jurandyr Mockell e professora Márcia do CMEI Pinheirinho, falando sobre a proposta de integração que realizaram entre o Pré do CMEI e o pré da Escola. Além das inúmeras aprendizagens das crianças com as interações evidenciadas nas etapas do Projeto, a professora Roseli destaca uma aprendizagem pessoal, "conheci melhor o trabalho do CMEI e agora percebi que a concepção é a mesma e que a diferença da escola se encontra no tempo destinado a proposta, por ser 4h". Outro destaque é a tranquilidade que as crianças do pré do CMEI terão na transição para o primeiro ano da escola, pois como relata a professora Márcia, já se apropriaram do espaço. 



     No período da tarde tivemos duas comunicações: Onde está você pedagogo? com Danielle da Escola João Amazonas e Ubuntu com o CMEI Jardim Paraná.

     A pedagoga Danielle compartilhou o trabalho desse ano, demonstrando sua organização na rotina para atender as 3 modalidades que a escola oferece. Sua estratégia é ser pedagoga formadora, envolvendo todos os profissionais da escola, contando com multiplicadoras da formação - professoras regentes, sentando com os professores de área e reforçando a ideia de que a EI faz parte da escola, não é algo desconectado do restante da escola. Um relato que traz a tona a possibilidade real do acompanhamento de qualidade do pedagogo as turmas de EI. 


         Tânia e Rubiane apresentaram o Projeto institucional de Diversidade, este ano intitulado UBUNTU, sou quem sou, porque somos todos nós. A proposta envolve práticas desde berçário até o Maternal III, pensando no trabalho que contribuirá para cada faixa etária. Como trabalhar a diversidade com crianças tão pequenas...


        Quem ouviu pode perceber a variedade de propostas, não só ver (através das imagens disponibilizadas) como pegar, a partir do material confeccionado. 

 




      Agradecemos a Karin, que representando o CMEI Erondy Silvério esteve ao lado do pôster, que mostrava um trabalho maravilhoso de linguagem dramática com os bebês. 


      Não podemos deixar de compartilhar um pouquinho das nossas exposições!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário