Nosso segundo encontro de formação com os profissionais das escolas teve gostinho de MEU...de pertencimento!!! Iniciamos o encontro acolhendo-os com uma sala ambientalizada com imagens dos profissionais (solicitadas antecipadamente e organizadas em suportes que favoreciam a apreciação) que revelava como gostariam de se apresentar aos demais.
Depois foram convidados a elaborarem um texto ( diversos gêneros: notícia, carta, classificados...) apresentando um colega. Momento este que gerou emoção, afetividade, aproximação e alegria.
E foi neste clima nossas reflexões a cerca da importância de olhar para nossos ambientes e pensar em propostas que favoreçam as interações
buscando a compreensão dos profissionais
de que são agentes da construção de ambientes
de convivência e aprendizagem nas instituições de Educação Infantil.
Para enriquecer nossas discussões contamos com o relato dos profissionais da escola São Mateus contemplando todos os aspectos físicos da sala de referência da educação infantil, e com um vídeo das crianças que habitam esse espaço. Para elas o importante são as relações que estabelecem nessa sala, deixando claro que um ambiente educativo precisa ser acolhedor e desafiador promovendo a integração social, propostas instigantes que propicie o autoconhecimento, autonomia, autoestima e ampliação cultural.
Esse foi o convite do nosso momento cultural, oferecido pela pedagoga Érica da escola Maria Zeglin que nos trouxe um pouco dos benefícios da dança e os primeiros passos do forró, dança típica do nordeste.
No período da manhã o momento cultural realizado pela pedagoga da escola Ivaiporã, nos presenteou com um clip maravilhoso de ópera pop do quarteto Il Divo
Os professores realizaram um QUIZ para avaliar como estão se
organizando, olhando seus espaços, se este é acolhedor, permitindo que as crianças estabeleçam relações desafiadoras
com o ambiente, se estão ofertando momentos interessantes de aprendizagem , valorizando mais as
produções das crianças, oportunizando o protagonismo das mesmas e assim possibilitando
que avancem em suas aprendizagens.
Planejar é preciso... e nosso pedagogos não perderam tempo!
Iniciaram o seu primeiro plano de formação, mais uma ferramenta que busca a qualificação das propostas na educação infantil. Consiste em uma sistematização do trabalho do pedagogo, olhar para especificidades dos docentes , traçar objetivos e ações que e ampliar os conhecimentos dos mesmo buscando uma autoria profissional mais consciente.
É tempo de renovar as ideias !
Todos nos constituindo profissionais de Educação Infantil com qualidade nesta rede colaborativa do município!!!!! Adoro!!!!
ResponderExcluir