segunda-feira, 6 de abril de 2015

Rapunzel trançava seus cabelos para que o príncipe escalasse o castelo... UM PLANEJAMENTO FAZ TODA A DIFERENÇA


         Nosso segundo encontro de formação com os profissionais das escolas teve gostinho de MEU...de pertencimento!!! Iniciamos o encontro acolhendo-os com uma sala ambientalizada com imagens dos profissionais (solicitadas antecipadamente e organizadas em suportes que favoreciam a apreciação) que revelava como gostariam de se apresentar aos demais.














       
       Depois foram convidados a elaborarem um texto ( diversos gêneros: notícia, carta, classificados...) apresentando um colega. Momento este que gerou emoção, afetividade, aproximação e alegria.



      E foi neste clima nossas reflexões a cerca da importância  de olhar para nossos ambientes e pensar em propostas que favoreçam as interações buscando a compreensão dos profissionais de que são agentes da construção de ambientes de convivência e aprendizagem nas instituições de Educação Infantil.
      Para enriquecer nossas discussões contamos com o relato dos profissionais da escola São Mateus contemplando todos os aspectos físicos da sala de referência da educação infantil, e com um vídeo das crianças que habitam esse espaço. Para elas o importante são as relações que estabelecem nessa sala, deixando claro que um ambiente educativo precisa ser acolhedor e desafiador promovendo a integração social, propostas instigantes que propicie o autoconhecimento, autonomia, autoestima e ampliação cultural.





 
Dança Comigo?
Esse foi o convite do nosso momento cultural, oferecido pela pedagoga Érica da escola Maria Zeglin que nos trouxe um pouco dos benefícios da dança e os primeiros passos do forró, dança típica do nordeste.






No período da manhã o momento cultural  realizado pela pedagoga da escola Ivaiporã, nos presenteou com um clip maravilhoso de ópera pop  do quarteto Il Divo







Pensando em especificidades o grupo foi separado: pedagogos - professores

       Os professores realizaram um QUIZ para avaliar como estão se organizando, olhando seus espaços, se este é acolhedor,  permitindo que  as crianças estabeleçam relações desafiadoras com o ambiente, se estão ofertando momentos interessantes de aprendizagem , valorizando mais as produções das crianças, oportunizando o protagonismo das mesmas e assim possibilitando que  avancem  em suas aprendizagens.





Planejar é preciso... e nosso pedagogos não perderam tempo!
      Iniciaram o seu primeiro plano de formação, mais uma ferramenta que busca a qualificação das propostas na educação infantil. Consiste em uma sistematização do trabalho do pedagogo, olhar para especificidades dos docentes , traçar objetivos e ações que e ampliar os conhecimentos dos mesmo buscando uma autoria  profissional mais consciente.

É tempo de renovar as ideias !

Um comentário:

  1. Todos nos constituindo profissionais de Educação Infantil com qualidade nesta rede colaborativa do município!!!!! Adoro!!!!

    ResponderExcluir