quarta-feira, 22 de abril de 2015

A riqueza dos espaços está nas relações


Mas um encontro do Avisa Lá e como sempre recheados de inquietações que nos provocam a novas reflexões e ações, objetivando a qualificação da educação infantil que oferecemos as nossas crianças de CMEIs, CEIs e Escolas.

A busca é por um ambiente para infância que a respeite, promovendo interações, criando estruturas de oportunidades, rompendo com a lógica de criança objeto, onde nossas crianças tenham tempo e espaço para serem crianças em sua plenitude.

O foco de estudo “eu, o outro e o entorno” traz uma visão de mundo onde dimensão ambiental é indissociável da dimensão cultural sendo indispensável promover experiências que promovam interações, preservação e conhecimento da biodiversidade considerando que as crianças “só se constituirão integralmente se forem sujeitos de seus corpos e de seus movimentos nos espaços onde vivem e convivem.” (Loureiro,2006; Guimarães,2006). É preciso sair do confinamento, permitir as relações, tornar o espaço e tempo em um ambiente de aprendizagem onde as crianças se apropriem e se tornem verdadeiramente donos desse espaço e de suas decisões.


Agradecemos a Virgirnia Gastaldi pelos momentos de reflexões que enriquece nossa prática.


“ É preciso reinventar os tempos, os espaços, as rotinas das instituições de educação infantil, possibilitando que as crianças possam ter acesso à vida que está no entorno.”
                                                                                                                    Léa Tiriba



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário