quarta-feira, 22 de abril de 2015

O Pedagogo articulador da formação continuada


Encontro de formação é sempre um momento para ampliar o nosso olhar, e hoje não foi diferente.

         Iniciamos nosso encontro de formação com as pedagogas dos CMEIs com um momento cultural preparado pela pedagoga Tsherli do CMEI Maria Gracita que compartilhou um trabalho de pesquisa da cultura étnico racional através do blog: cmmcba.blogspot.com.br,  em especial as cantigas de ninar, que sem dúvida nos remete ao sentimento de acolhimento e  aconchego.

         Nesse segundo encontro   pudemos dar continuidade ao objetivo do anterior: ressignificar as práticas educativas na área de formação humana de Relações Naturais, só que ampliando o olhar,  tendo o pedagogo como articulador do processo formativo, figura central na criação, na organização e no desenvolvimento de espaços de reflexão e construção coletiva de conhecimentos no trabalho de formação continuada.



         Trabalhando com a concepção da rede colaborativa nossos pedagogos foram convidados a refletir e discutir com seus pares sobre sua função na retomada dos planejamentos e na elaboração de novas propostas com os profissionais, pensando em estratégias que tragam aos nossos planejamentos o caráter investigativo. Criando situações-problemas que se convertam, de fato, em momentos de aprendizagem, trazendo para estudo o que muitas vezes está oculto aos profissionais, se colocando enquanto parceiro e ajudando os professores a  refletirem sobre sua própria prática na busca de avanços. 
         Nosso objetivo maior é uma educação de qualidade para as crianças atendidas em nossas unidades, para tanto é preciso que cada um faça a sua parte a começar por nós.

         Tivemos também a socialização de práticas formativas do Pedagogo Wallace do CMEI Fani Lerner, bem como o planejamento do berçário do CMEI Jardim Paraná após a ação formativa da pedagoga Rubiane.





.


Nenhum comentário:

Postar um comentário