domingo, 26 de abril de 2015

Identidade e Alteridade, um olhar reflexivo





          O encontro de formação de gestores e pedagogos dos CMEIs iniciou com um momento cultural, que teve a participação da Emília e Branca de Neve (profissional do CMEI Caximba e sua filha) que realizaram contação de história  que reavivou  nossas lembranças de infância.

  



         Depois fomos convidados assistir um vídeo “Identidades Culturais” que traz reflexões muito significativas na construção da identidade  que se inicia   quando nascemos, mas está em constante formação  sendo influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. Não há identidade sem alteridade. sendo assim a escola, tem papel fundamental na construção da identidade de cada criança.










          Dependendo da forma como é entendida e tratada a questão da diversidade, as instituições podem auxiliar as crianças a valorizar sua cultura, seu corpo, seu jeito de ser. Essa percepção deve fundamentar-se no princípio de que as pessoas são portadoras dos mesmos direitos. Importante planejar  propostas que tragam informações positivas sobre os povos e suas diversidades culturais, pois é  nosso papel   compreender a singularidade de cada um em seus aspectos corporais, culturais, étnico-raciais,  proporcionando  vivencias com grupos sociais que amplie os padrões de referências e identidade.   


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário