domingo, 12 de abril de 2015

A rede colaborativa funcionando desde cedo!!!


      Na manhã desta quinta feira, 09-04,  a equipe de pedagogas da educação infantil  reuniu se com as pedagogas iniciantes dos CMEIs para uma conversa reflexiva, a cerca do trabalho formativo na unidade.
        Trocaram informações, experiências, esclareceram dúvidas e anseios e relataram como vêm desenvolvendo o trabalho nas unidades. Pudemos  fazer muitas reflexões sobre o papel do pedagogo, a necessidade de se organizar dentro da rotina, bem como a sistematização do plano de formação; a importância de conhecer a realidade estabelecendo um diagnóstico, utilizando como instrumentos a observação, investigação, os parâmetros indicadores de qualidade e o plano de formação do ano anterior, e assim estabelecer um foco de investimento. Lembramos que o foco de investimento da rede este ano é "Conhecer o eu, outro e o entorno" e o quanto é importante consultar os documentos da rede.

       A rede colaborativa trouxe também para discussões as estratégias formativas, instrumentos indispensáveis na formação continuada, pois somente quando o profissional reflete sobre sua prática  a luz dos estudos é que suas ações serão significativas as crianças ampliando seus conhecimentos. 
        Uma manhã muito produtiva que ampliou os conhecimentos que se desdobrará em muitas ações nas unidades.
      

   
 “... a formação continuada pode possibilitar a reflexividade e a mudança nas práticas docentes, ajudando os professores a tomarem consciência das suas dificuldades, compreendendo-as e elaborando formas de enfrentá-las. De fato, não basta saber sobre as dificuldades da profissão, é preciso refletir sobre elas e buscar soluções, de preferência, mediante ações coletivas”  

                                        Libâneo 
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário