terça-feira, 14 de abril de 2015

Chegou a hora e a vez de Curitiba pela Educação!!!



Em 2014 o Ministério da Educação aprovou o plano nacional de educação agora cabe aos Estados e Municípios elaborarem também seus planos de educação, em consonância com o que determina o PNE (Lei 13.005/2014), nas suas 20 metas. Chegou a hora e a vez de Curitiba!!

O Plano é um documento muito importante e que definirá os rumos da educação para os próximos dez anos nas esferas pública e privada, da educação infantil a pós-graduação, ou seja, estabelecerá metas e estratégias para a política educacional para crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas da nossa cidade. Para que todos possam participar de forma democrática na elaboração do plano, serão realizadas pré-conferências, consulta pública virtual, consulta às crianças/estudantes e Conferência Municipal de Educação.
Importante destacar que o plano deve estar pautado na realidade educacional do município e ser passível de execução, contando com a responsabilidade compartilhada entre governos e sociedade, pautado nos princípios democráticos defendidos para a educação municipal como a democracia, o trabalho coletivo, o interesse público, a autonomia e a equidade.
A pré-conferência acontecerá de 13-04 à 17-04 no Centro de Formação Profissional da Secretaria Municipal de Educação, a consulta pública virtual no site www.educacao.curitiba.pr.gov.br\conteudo\consulta-publica-plano-municipal-de-educacao\6472  sua participação é muito importante!
            Hoje no primeiro dia de pré-conferência o eixo debatido foi Educação Infantil, visto que o Plano Nacional estabelece que:

Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.

E baseado em dados do MEC-INEP-DEED- CENSO ESCOLAR- SIMEC- IBGE de 2007-2013, tabulados pela SME-Departamento de Planejamento e Informação e Assessoria Técnica-Estatística podemos traçar as primeiras preposições que serão sistematizadas pela equipe responsável, encaminhadas para deliberação e apresentadas para a votação dos delegados eleitos em cada entidade e participante da Conferência Municipal de   Educação, a realizar-se nos dias 16 e 17 de maio de 2015.
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário