Na manhã e tarde do dia 23/09, a
equipe NRE-PN reservou um momento especialmente elaborado para dialogar e
refletir sobre as práticas com os professores que atuam com Arte nas turmas de
EI das escolas.
Acreditamos que a
formação em percurso proporciona a riqueza do exercício:
AÇÃO – REFLEXÃO – AÇÃO
As profissionais que participaram
puderam aprofundar seus conhecimentos a partir das especificidades da Educação
Infantil, com discussões que abordaram sobretudo a Linguagem Visual, considerando
princípios importantes que devem permear o trabalho com as crianças:
Durante o encontro foi lançada
uma proposta de registro por meio da Linguagem Visual, inspirada por aromas.
Diante de vidrinhos que continham diferentes cheiros, cada professora pode
rememorar e buscar em sua história um momento cuja lembrança fosse despertada a
partir de um dos aromas.
Vivenciando a importância de alimentar a imaginação, instigando
a memória e a criatividade, perceberam o quanto o cuidado em planejar, em
propor momentos que tornem mais ricas as experiências das crianças tornam a
participação e envolvimento muito mais significativos e ampliam os saberes.
As professoras relataram suas
experiências com a atuação em Arte na EI e comentaram sobre este encontro, como
a professora Selmira da EM Vila Zanon que ressaltou que gostaria que houvesse
mais momentos como este.
Professora Renata demonstrou o quanto os sentimentos
foram aguçados a partir das sensações, pois ao sentir o aroma do café durante a
proposta, relembrou a infância, os tempos com a família quando residia no
Nordeste e, sem dúvida ao desenhar sentiu o prazer e inspiração que refletiram
em sua produção.
Assim deve ser com as crianças...
sentirem-se convidadas a adentrar e expressar com emoção suas interpretações e
significações, ampliando as aprendizagens com real significado e encontrando
futuramente ótimas memórias para revisitar no tempo da Educação Infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário