segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Criança e Arte!!!!



          Na manhã e tarde do dia 23/09, a equipe NRE-PN reservou um momento especialmente elaborado para dialogar e refletir sobre as práticas com os professores que atuam com Arte nas turmas de EI das escolas.
Acreditamos que a formação em percurso proporciona a riqueza do exercício:

AÇÃO – REFLEXÃO – AÇÃO

          As profissionais que participaram puderam aprofundar seus conhecimentos a partir das especificidades da Educação Infantil, com discussões que abordaram sobretudo a Linguagem Visual, considerando princípios importantes que devem permear o trabalho com as crianças:

 


          Durante o encontro foi lançada uma proposta de registro por meio da Linguagem Visual, inspirada por aromas. Diante de vidrinhos que continham diferentes cheiros, cada professora pode rememorar e buscar em sua história um momento cuja lembrança fosse despertada a partir de um dos aromas.

         
         Vivenciando a importância de alimentar a imaginação, instigando a memória e a criatividade, perceberam o quanto o cuidado em planejar, em propor momentos que tornem mais ricas as experiências das crianças tornam a participação e envolvimento muito mais significativos e ampliam os saberes.




         As professoras relataram suas experiências com a atuação em Arte na EI e comentaram sobre este encontro, como a professora Selmira da EM Vila Zanon que ressaltou que gostaria que houvesse mais momentos como este.




         Professora Renata demonstrou o quanto os sentimentos foram aguçados a partir das sensações, pois ao sentir o aroma do café durante a proposta, relembrou a infância, os tempos com a família quando residia no Nordeste e, sem dúvida ao desenhar sentiu o prazer e inspiração que refletiram em sua produção.
        Assim deve ser com as crianças... sentirem-se convidadas a adentrar e expressar com emoção suas interpretações e significações, ampliando as aprendizagens com real significado e encontrando futuramente ótimas memórias para revisitar no tempo da Educação Infantil.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário