quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Ambientes para a Infância



           A formação com as Escolas que atendem a Educação Infantil no primeiro semestre trouxe a discussão uma sala de referência que proporcionasse um ambiente onde as relações pudessem ser estabelecidas e se tornasse de fato um espaço da criança. Muitas escolas investiram na organização do espaço físico e os benefícios são percebidos na relação das crianças com esse ambiente.

         Contudo na escola, somente a sala de referência é um ambiente para a infância???
        Os vídeos  enviados por todas as escolas do NRE, revelam que não. Todos os espaços, compõe esse ambiente da Infância, tanto para nossas crianças da EI como para as demais que nela estão. Ao refletirmos sobre as várias possibilidades para além da sala de referência, os conceitos de protagonismo,autonomia ganharam vida na rotina das crianças. Assistimos recortes de vídeos que evidenciaram esses princípios!!   



Agradecemos as escolas pelo envio dos vídeos e as reflexões realizadas a partir deles, tematizando (pedagoga e professor) com o texto da Zilma. Agora é pensar na continuidade...
















          




           

   Essas imagens demonstram a importância da reflexão entre pedagogas e professores sobre suas realidades, planejando e revendo ações. Espaços assim são criados nos encontros de formação complementando a discussão na hora atividade das escolas. 
 Ampliar as reflexões é nosso maior objetivo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário