Pelissari escreve sobre os desafios do formador e nessa supervisão concentrada com as pedagogas das escolas (21-09), conversamos sobre alguns deles, como por exemplo o constante exercício de olhar a prática para alimentar o planejamento com as crianças. Esse foi o intuito quando revisitamos o vídeo produzido pelas professoras fora da sala de referência com as crianças, explorando outros espaços.
Quais ações formativas o pedagogo realizou para dar continuidade as reflexões sobre os ambientes da Infância... Nessa perspectiva a primeira consideração foi a frequência dessa propostas no cotidiano das crianças, inseridas na organização dos tempos. Não são ações esporádicas!!!
O protagonismo das crianças e o entendimento do que é autonomia na cultura infantil, foram discussões que nos levaram a pensar na constituição do professor enquanto mediador e muitas vezes contraditório ao que teve de experiência na relação adulto - criança na sua escola. Voltamos a retomar os princípios da Educação Infantil e a necessidade da formação continuada.
Outro desafio do pedagogo formador é acompanhar o processo de transição EI-EF, para que as crianças possam dar continuidade ao seu percurso de aprendizagem respeitando seus saberes. Conversamos sobre como a integração auxilia nesse processo e outras ações que colaboram, para juntos com as professoras promover momentos na rotina que aproximem as crianças do conhecimento dessa outra etapa! Com certeza em breve, teremos registros dessas ações!!!
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