terça-feira, 22 de setembro de 2015

Desafios do formador!

      

         Pelissari escreve sobre os desafios do formador e nessa supervisão concentrada com as pedagogas das escolas (21-09), conversamos sobre alguns deles, como por exemplo o constante exercício de olhar a prática para alimentar o planejamento com as crianças. Esse foi o intuito quando revisitamos o vídeo produzido pelas professoras fora da sala de referência com as crianças, explorando outros espaços.


       




      Quais ações formativas o pedagogo realizou para dar continuidade as reflexões sobre os ambientes da Infância... Nessa perspectiva a primeira consideração foi a frequência dessa propostas no cotidiano das crianças, inseridas na organização dos tempos. Não são ações esporádicas!!!
      O protagonismo das crianças e o entendimento do que é autonomia na cultura infantil, foram discussões que nos levaram a pensar na constituição do professor enquanto mediador e muitas vezes contraditório ao que teve de experiência na relação adulto - criança na sua escola. Voltamos a retomar os princípios da Educação Infantil e a necessidade da formação continuada.
          



O que enriquece as reflexões é a oportunidade 
de ouvir o outro, aprender com as trocas!!!

         Outro desafio do pedagogo formador é acompanhar o processo de transição EI-EF, para que as crianças possam dar continuidade ao seu percurso de aprendizagem respeitando seus saberes.  Conversamos sobre como a integração auxilia nesse processo e outras ações que colaboram, para juntos com as professoras promover momentos na rotina que aproximem as crianças do conhecimento dessa outra etapa! Com certeza em breve, teremos registros dessas ações!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário