Léa Tiriba, em um dos títulos de seus textos, já traz a concepção que buscamos...crianças da natureza!!! Elas são seres da natureza e, simultaneamente da cultura: são corpos biológicos que se desenvolvem em interação com os outros membros de sua espécie (Vygotsky 1989) mas cujo desenvolvimento pleno e bem estar social depende de interações com o universo natural de que são parte.
Refletindo sobre as possibilidades do contato cotidiano com o mundo que está para além da sala de referência, os profissionais dos CMEIs tem planejado ações que propiciem esses momentos, os quais queremos socializar!!!
No CMEI Xapinhal crianças e família em proposta coletiva no entorno. Foram à pracinha próxima do CMEI, no parque de areia. As interações foram intensas...criança com objetos e espaço, criança com criança, criança com pais. Fizeram até piquenique...
Mais desemparedar é mais do que transpor paredes de salas e espaços...é uma ação que permite as crianças se apropriarem dos ambientes e sentirem-se pertencentes!! Às vezes dentro da unidade temos barreiras mais intensas que as paredes. Precisamos investir na transposição delas. O CMEI Xapinhal na imagem abaixo ilustra o que é desemparedar para além das paredes físicas.
No CMEI Cajueiro os desafios no espaço externo também demonstram o quanto as crianças podem se apropriar e aproveitar os ambientes, pesquisando seus limites corporais e aprendendo a conviver no exercício de estar com o outro.
No CMEI Maria Gracita brincadeiras de sala, avançam para outros espaços, como os cantos de atividades diversificadas e outras brincadeiras ganham sentido e contextos no espaço externo: corda, elástico...
Se relacionar com outras crianças e conhecer novos espaços. Essa foi a proposta do CMEI Vó Anna quando levou as crianças do Pré B, para visitarem o pré do CMEI Moradias da Ordem. Puderam tomar o café da manhã juntos e depois participaram da proposta de integração.
Um espaço que é de todos, segundo Léa, onde cada um pode escolher com quem e com que deseja brincar, não favorece posturas individualistas e competitivas, ao contrário constitui-se como espaço de convivência.
E é claro que o pré do Moradias da Ordem quer retribuir a visita. Parabéns as equipes das unidades envolvidas e a pedagoga Valquiria pela iniciativa (essa de sorriso aberto do lado direito)!
Um espaço que é de todos, segundo Léa, onde cada um pode escolher com quem e com que deseja brincar, não favorece posturas individualistas e competitivas, ao contrário constitui-se como espaço de convivência.
E é claro que o pré do Moradias da Ordem quer retribuir a visita. Parabéns as equipes das unidades envolvidas e a pedagoga Valquiria pela iniciativa (essa de sorriso aberto do lado direito)!
Que publicação mais bela!
ResponderExcluirQuanta sensibilidade na forma de discorrer sobre as atividades. Teoria e prática, aí casadinha.
Muito me alegra constatar que finalmente os adultos estão entendendo a cultura, jeito de ser criança.
Parabéns aos responsáveis pela teoria e os responsáveis pelas práticas.
Diríamos ainda Ivete parabéns a quem nos escreve, revelando o entendimento e valorização de todo o processo formativo que visa exatamente evidenciar o protagonismo das nossas crianças e a autoria dos nossos profissionais, Obrigada pela parceria de sempre! Bjos
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