quinta-feira, 29 de maio de 2014

ENCONTRO DE FORMAÇÃO: ESPAÇO PARA COMPARTILHAR SABERES...EXPERIÊNCIAS E FELICIDADE!!

         O encontro de formação com gestores e pedagogos de CMEIs que aconteceu hoje, teve como objetivo discutir a proposta de integração através da análise de um bom modelo. Assistimos ao vídeo de integração do CMEI Vó Anna, resultado de um trabalho formativo da E.P.A e profissionais que iniciaram a experiência de integração em novembro do ano passado. Hoje visualizamos oito turmas, entre berçário I e pré, brincando em um espaço planejado pelo adulto, porém com o protagonismo das crianças. 


        " ... o desafio de colocar nossa cultura adulta em diálogo com a cultura infantil, requerendo uma produção de conhecimento coletiva, interativa, intersubjetiva, num encontro profundamente respeitoso com as crianças, acreditando firmemente em seu potencial de informantes sobre a infância". 
 
        Para fundamentar nossas discussões utilizamos o texto de Kátia Adair Agostinho: Creche e pré-escola é lugar de criança? do qual foi retirada a citação acima. Cada grupo recebeu o vídeo para rever e fazer suas considerações a partir de consignas trazidas pelas pedagogas de NRE e cópia do texto.




        
      O grupo trouxe reflexões interessantes, Valquiria e Shirlei (pedagoga e diretora do CMEI Vó Anna) puderam contextualizar o trabalho formativo, reforçado pela parceria com a pedagoga da tarde (ausente no encontro devido período de trabalho) e todos puderam tirar dúvidas, receber e oferecer dicas para avançar no trabalho de integração.

        Agradecemos o envolvimento de todos os profissionais no encontro, que enriqueceram as discussões com seus saberes e experiências! Daí você pode perguntar...cadê a felicidade?
     Poderíamos dizer que esteve presente desde o início do encontro ... no abraço de bom dia ao parceiro de trabalho, no momento cultural trazido pelo Flávio, na acolhida a professora Bárbara (pesquisadora da PUC) que escreve sobre processo de formação, no retorno da pedagoga Fernanda que estava em licença maternidade, na chegada de novos pedagogos em algumas unidades, na alegria de poder compartilhar um vídeo com grande qualidade produzido em uma unidade da nossa rede, mas é claro que não podemos deixar de destacar a delicadeza da gestora Tania... Juntamente com Rubiane (pedagoga do Jardim Paraná) divulgaram (CD gravado para cada CMEI) o material que a palestrante da SEP forneceu sobre a diversidade etnico racial. Com o CD, cada CMEI recebeu uma boneca da cultura africana que simboliza o desejo de felicidade.



      Obrigada Tania pelo tempo dedicado a confecção das bonecas e a generosidade de compartilhar conosco um material rico em conhecimento sobre outras culturas. Com certeza a FELICIDADE foi amplamente compartilhada e que permaneça também como um princípio de nosso trabalho!



           

4 comentários:

  1. As fotografias e o texto demonstram o empenho, interesse e sintonia entre a equipe! Parabéns pelo lindo trabalho que está sendo realizado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Glória! Temos uma equipe de gestoras e pedagogas sempre dispostas a refletir sobre a prática, buscando cada vez mais uma educação de qualidade para nossas crianças. Agradecemos a você por acompanhar nosso trabalho formativo. Abraços!

      Excluir
  2. Bom dia gente bonita! Obrigada pela acolhida de retorno. Fico feliz por voltar, apesar de estar me encontrando no contexto ainda, adorei a formação. Estava com saudades e concordo a alegria estava presente mesmo. Abraços. Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja Bem- Vinda e parabéns pelo seu filho, ele é simplesmente lindoooo!
      Beijos e se precisar de nós, estaremos a disposição.

      Excluir