quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Rever-se em percurso


          Com este intuito de pensar sobre a prática e o processo formativo enquanto ele acontece, é que realizamos nosso Encontro de Formação no mês de agosto, com gestores e pedagogos de CMEIs.
Pudemos revisitar a caminhada iniciada no primeiro semestre, levantando as potencialidades já alcançadas a partir da elaboração, acompanhamento e ressignificação de um planejamento de Relações Naturais, bem como, as fragilidades identificadas para receber maior investimento. Todo esse processo formativo, teve como destaque a parceria conquistada entre todos os envolvidos com objetivo em comum de qualificar as práticas da EI: professores, pedagogos, gestores, Núcleo e Departamento. Foi possível pensar individual e coletivamente a realidade das unidades, buscando os avanços pretendidos!




 E considerando que não são as respostas que movem o mundo, mas sim as perguntas...
A equipe de profissionais discutiu de forma mais aprofundada sobre quem seria no foco formativo:






Nesta perspectiva, contando com significativa participação de gestores e pedagogos que contribuíram com ideias e rico debate, ampliamos o estudo do recorte dentro do foco maior caracterizado natureza e cultura.
Para tanto, foi exibido o vídeo Caminhando com Tim Tim, que inspirou como proposta de continuidade, a sensibilidade para a busca e registro da caminhada dos também “Tim Tins” no cotidiano das unidades para compartilhar com o NRE, VALORIZANDO QUE:




Assim como Valentim, as crianças têm nos ensinado muito sobre “caminhos, caminhares e destinos, que o chegar não é mais valioso que a andança”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário