terça-feira, 1 de setembro de 2015

Tempo...tempo...tempo...


                         Como organizar e utilizar o tempo da melhor maneira?
                                               Você tem um tempinho para refletir sobre ele?
                                                           Vamos lá, dê um tempo!



A partir de reflexões sobre o significado do tempo para si mesmos, os professores e pedagogos das escolas da Regional PN, participaram e ampliaram seus conhecimentos na tarde de quinta-feira, dia 06 de agosto, no Encontro de Formação dando continuidade ao segundo semestre do ano com valiosas discussões.











“O tempo do relógio não é o mesmo da aprendizagem... Era preciso pensar melhor o tempo de quem estava construindo conhecimento”.
Bem – Vindo, Mundo!




Ao pensar sobre isso não há como desconsiderar a concepção de criança que rege o trabalho com a Educação Infantil na Rede Municipal: 

 “...A criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas. Desde o nascimento a criança busca atribuir significado a sua experiência e nesse processo volta-se para conhecer o mundo material e social, ampliando gradativamente o campo de sua curiosidade e inquietações, mediada pelas orientações, materiais, espaços e tempos que organizam as situações de aprendizagem e pelas explicações e significados a que ela tem acesso.” (DCNs/2009)

Neste contexto foi possível pensar sobre o que caracteriza uma EXPERIÊNCIA na Educação Infantil, as condições para que ela ocorra (INTERAÇÕES, DIVERSIDADE E CONTINUIDADE) e as possibilidades que as crianças encontram para significá-la no seu cotidiano.


        Assistir ao vídeo “Caramba Carambola o brincar tá na escola”, enriqueceu as discussões e inspirou novos olhares para os ambientes da escola para além da sala de referência, para o brincar, para as interações, a escuta infantil, as experiências
 
     






 





    E nossa busca já tem com certeza um rico percurso na busca de compreender o que é experiência da criança no dia a dia na escola, repensando e qualificando as ações nos diversos ambientes educativos com conquistas que valem muito a pena compartilhar, afinal, rede colaborativa é processo formativo...








Nenhum comentário:

Postar um comentário