Como organizar e
utilizar o tempo da melhor maneira?
Você
tem um tempinho para refletir sobre ele?
Vamos lá, dê um tempo!
A partir de reflexões sobre o significado do tempo para si mesmos,
os professores e pedagogos das escolas da Regional PN, participaram e
ampliaram seus conhecimentos na tarde de quinta-feira,
dia 06 de agosto, no Encontro de Formação dando continuidade ao segundo
semestre do ano com valiosas discussões.
|
“O tempo do relógio não é o mesmo da aprendizagem...
Era preciso pensar melhor o tempo de quem estava construindo conhecimento”.
Bem – Vindo, Mundo!
Ao pensar sobre isso não há como desconsiderar a concepção de criança que rege o trabalho com a Educação Infantil na Rede Municipal:
“...A criança, centro
do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que se desenvolve
nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas. Desde o
nascimento a criança busca atribuir significado a sua experiência e nesse processo
volta-se para conhecer o mundo material e social, ampliando gradativamente o
campo de sua curiosidade e inquietações, mediada pelas orientações, materiais,
espaços e tempos que organizam as situações de aprendizagem e pelas explicações
e significados a que ela tem acesso.” (DCNs/2009)
Neste contexto
foi possível pensar sobre o que caracteriza uma EXPERIÊNCIA na Educação
Infantil, as condições para que ela ocorra (INTERAÇÕES, DIVERSIDADE E
CONTINUIDADE) e as possibilidades que as crianças encontram para significá-la
no seu cotidiano.
E nossa busca já tem com certeza um rico percurso na busca de compreender o que é experiência da criança no dia a dia na escola, repensando e qualificando as ações nos diversos ambientes educativos com conquistas que valem muito a pena compartilhar, afinal, rede colaborativa é processo formativo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário