Um convite a olhar
para a caminhada formativa, para pensar no ponto em que estamos, considerar e elaborar
novas maneiras de alcançar avanços nas propostas, qualificando o dia a dia das
crianças em nossas unidades.
Nesta
perspectiva e num contexto permeado de reflexões, trocas entre os pedagogos
referência de CMEIs, equipes de NRE e Departamento é que demos continuidade
nos dias 09 e 10 nos estudos e ações do Projeto Avisa Lá.
MOVIMENTO POSICIONAMENTO MUDANÇA
QUESTIONAMENTO COMPROMISSO
PRINCÍPIOS INOVAÇÃO OUSADIA
BUSCA DEFINIÇÕES APROFUNDAMENTO
Essas palavras permearam as discussões das equipes
nesta formação de junho. Para chegar nelas nos foram proporcionados momentos
riquíssimos de contribuição das profissionais que socializaram generosamente o
percurso formativo realizado neste semestre.
Envolver as crianças como
sujeitos das ações e não como objeto das práticas, dando subsídios as
aprendizagens que vão se desenvolvendo nesses momentos, tendo o professor como
mediador e não como o dono da verdade absoluta. Assim, percebe-se os espaços e
as propostas em ambientes de aprendizagens significativas.
EU, O OUTRO E O ENTORNO é o
eixo formativo deste ano e exigiu repensarmos
como a natureza e a cultura estão inseridos na
rotina das crianças e nas ações das unidades. A criança enquanto ser de
natureza e enquanto ser de cultura, implica numa concepção de educação e de
espaço educativo que conjugue o respeito à diversidade cultural com o respeito
à biodiversidade.
Reflexões sobre os modos de
ser, de viver,
de interagir...
são aspectos
que nos permite perceber a identidade
que está inserida nas
relações.
O que se aprende com a natureza,
em contato direto com o mundo, não se resume ao que se pode organizar
racionalmente, de modo anteriormente planejado. Trata-se, então, de considerar
as intervenções criativas das crianças, seus interesses presentes, pois é
possível definir o que se ensina, mas jamais o que se aprende. Assim, as
vivências ao ar livre, os passeios no entorno podem ser entendidos como
possibilitadores de aprendizagens de corpo inteiro, em que são incluídas a
atenção curiosa, a contemplação, as sensações, as emoções, as alegrias! Ninguém
será capaz de amar o que não conhece, ninguém será capaz de preservar uma
natureza com a qual não convive.
Leá Tiriba
O nosso NRE já vem
com uma caminhada pensando na identidade e como relacionar a natureza e a cultura pertencente a cada um....
“Só erra aquele que
faz, quem muito se preserva não evolui”.
Virgínia Gastaldi
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