segunda-feira, 29 de junho de 2015

É preciso sair da ilha....para ver a ilha!!!

          
       Saramago define bem de que forma podemos avançar no olhar sobre nós mesmos, sobre nossas práticas e concepções, pois " Se não sais de ti, não chegas a saber quem és". 

      Pensando nesta perspectiva, de 22 à 26 de junho, tivemos as supervisões concentradas com pedagogos de CMEIs e Escolas, no intuito de ampliar as discussões sobre a função do pedagogo formador. Conversar sobre os jeitos de orientar e sensibilizar os professores, as estratégias formativas usadas foi o que alimentou os encontros e proporcionou trocas entre os pares. Contribuindo para o que Saramago nos chama atenção....sair de nós....para saber quem somos.
          Ouvir a experiência formativa do outro, nos faz repensar a nossa prática e ainda dá condições de contribuir com ele, formando uma rede colaborativa de aprendizagem. Saber que existe um grupo que discute, acolhe situações muito próximas aquelas que se passa na unidade que atuo (ilha), traz instrumentos para atuar como formadora.


         
        Como os encontros foram em unidades (agradecemos as nossas anfitriãs), aproveitamos para conhecer os espaços, ouvir as crianças, outra experiência extremamente valiosa.

         









         Agradecemos a contribuição de todas que se disponibilizaram a esse exercício de falar e ouvir a trajetória formativa do grupo. Momentos ricos de discussões e que fornecem ao NRE indicativos para continuidade do investimento. Parabéns pelo trabalho pedagogos, nossos avanços são frutos da formação continuada que realizam nos CMEIs e Escolas. Nosso sincero agradecimento!








Nenhum comentário:

Postar um comentário