Algumas festas tradicionais, ganham espaço na nossa cultura, porém as vezes nem lembramos por quais motivos. Foi por isso que no CMEI Hermes Macedo os profissionais foram convidados pela E.P.A (gestoras e pedagogas) a pesquisarem a cultura do tradicional caipira, trazerem às crianças curiosidades para cada faixa etária e proporem na tarde festiva, brincadeiras contextualizadas a partir do que as crianças vinham realizando nas salas de referência.
Assim, nas permanências a pedagoga sentava com cada equipe, pensando nas ações educativas de sala, associando a um conhecimento da cultura caipira e resultando numa brincadeira (rascunho inicial). Nesse contexto a festa foi organizada.
Nos berçários, os professores estavam investindo nos jogos de encaixe,então a proposta para tarde caipira foi lançar os ovos no ninho ou abelhas na colmeia. Brinquedos confeccionados pelos próprios profissionais.
O maternal I, que trabalhava em sala circuito, fez um percurso com carrinho de mão, onde as crianças levavam a lenha até o fogão. Num cenário retratando uma cozinha caipira, com utensílios, até uma pinha se encontrava. E se a criança quisesse tirar o pinhão da casca, um martelo de madeira com suporte ajudava. Uma das professoras que acompanhava essa proposta, relatou: "as crianças deixaram de ir na cama elástica para brincar aqui".
O Maternal I - A para ambientalizar ainda mais a tarde caipira, trouxe os animais que costumam ser criados no espaço rural. Poder olhar de perto esses animais pode ter sido a primeira oportunidade desses pequenos! Olha a atenção para os detalhes!!!
No Maternal II que estavam brincando com argolas, a proposta foi montar um celeiro, onde as espigas de milho eram o suporte em que lançariam as argolas.
O maternal II A, proporcionou o correio elegante, confeccionando suportes para os recados que eram lidos no microfone e entregues para o destinatário. Adultos e crianças se empolgaram e muitas declarações de amor forma feitas...
O Pré A que estava confeccionando bonecos em sala, trouxe para a tarde caipira a confecção de bonecos, onde os modelos foram feitos pelas crianças. Pais e filhos se divertiram montando o seu.
Os maternais III, trouxeram a dança dos pezinhos e o pau de fita. Durante a tarde crianças e famílias dançavam com a orientação das crianças ....é claro!!! E vale brincar e mostrar para mãe a qualquer momento!!! Essa relação entre pais e filhos que queremos proporcionar.
As famílias do Pré B também fizeram parte do processo, participando da culinária junto com as crianças, como colaboradores. A paçoca e bolos vendidos no dia, foram eles que fizeram. Hummmm...uma delícia!!!
É claro que no dia da festa, o ambiente era conhecido pelas crianças que brincavam com seus pais sem a necessidade de cobrança de valores. As danças, sem necessidade de ensaios exaustivos, eram realizados pelas crianças que durante toda semana tiveram acesso a dança da fita e puderam ensinar seus pais.
Tivemos até o concurso do bolo junino mais criativo, feito pelos profissionais do CMEI e nossa pedagoga Andréa, sortuda....ganhou um deles. O bom é que todo o NRE-PN, pode experimentar. Estava uma delícia!!!
Ambiente educativo!!!!!! Foi isso que presenciamos ao participar da festa. Tivemos uma convidada mais que especial, que nos mostrou o quanto a tarde caipira exalava conhecimento, aprendizagem....obrigada Beatriz (filha da pedagoga Andréa), que foi nossa guia no olhar à riqueza de detalhes e possibilidades.
Tivemos realmente um olhar de criança predominantemente e aqui gostaríamos de destacar, todo trabalho de formação realizado pela unidade, que tem traduzido em ações os princípios que regem o trabalho com a Educação Infantil. O caráter investigativo sobre a identidade cultural que estamos discutindo nos encontros de formação, ficou expresso na organização desta tarde.
Com o exemplo dessa unidade, parabenizamos todas as instituições que nas suas comemorações deste mês priorizaram a riqueza da ampliação de conhecimento das crianças e sua alegria de divertirem-se em contextos significativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário