sexta-feira, 19 de junho de 2015

Natureza e Cultura, um convite para conhecer, desemparedar!!!

     O Encontro de Formação com gestoras e pedagogas(16-06) começou convidando as pessoas para apreciarem o momento cultural de dança, organizado por Lucia (pedagoga CMEI Pinheirinho) que convidou: Brinsan e Fabiana descendentes de Africanos (Guiné Bissau). Elas trouxeram um pouquinho de suas histórias e toda energia que contagiou o ambiente, pois atendendo o convite das meninas todo o grupo dançou ao som da música. 
Agradecemos a presença da Brinsan e Fabiana e com certeza as indicamos para momentos nas unidades, ampliando os saberes sobre a cultura africana dos profissionais e proporcionando o contato com essa expressão da arte: a dança! 


   Dando continuidade ao encontro, Neusa gestora do CMEI Monteiro Lobato,compartilhou a iniciativa de trabalho formativo com Relações Étnico raciais,valorizando a cultura das próprias professoras e ampliando seus conhecimentos sobre outras
culturas...                      



     Graziela, gestora do CMEI Hermes Macedo socializou o investimento no percurso formativo realizado com a equipe em relações étnico-raciais, na perspectiva do suporte que o gestor oferece para o avanço nas propostas. A concepção de criança, o investimento no caráter investigativo (ampliação de conhecimento) e elaboração do planejamento estratégico, são elementos essenciais para a prática. 

   
  Deixou exposto bonecas confeccionadas com diferentes características que compõem os espaços do CMEI, livros para pesquisa do professore e literatura que inspira novas ações. 
        

     Obrigada Neusa e Graziela , por favorecerem a rede colaborativa que tanto acreditamos. 
      Na sequência o vídeo ganhador do prêmio civita, estudo do Mangue pelas crianças da Educação Infantil que estudavam na escola ao lado de um, nos ajudou a pensar a relação entre Natureza e Cultura. Olhar o entorno, valorizar os saberes e cultura local, nosso desafio. 
     E as reflexões com o grupo foram com base nos princípios de Léa Tiriba do texto: Crianças da Natureza.
Religar a criança com a natureza. Desemparedar! 







 
 
 


        Agradecemos a gerente de Educação Infantil dos CMEIs: Vera Dal Molin pela presença e participação, inclusive no momento da dança!!!Seja sempre bem vinda!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário