Quem nunca utilizou essa frase para iniciar uma brincadeira de faz de conta? Que delícia relembrar nossa infância e as inúmeras brincadeiras e aventuras vividas. O
dia 28 de maio foi instituído pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como o Dia Internacional do Brincar,
data que tem como objetivo resgatar e incentivar a brincadeira na infância e a
sua importância como momento cultural. Seu pressuposto básico é: brincar é
aprender.
Segundo Vygostky ao brincar com seus companheiros, a criança aprende sobre a cultura em que vive, ao mesmo tempo em que traz novidades para a brincadeira e res-significa esses elementos culturais. Aprende, também, a negociar e a compartilhar objetos e significados com as outras crianças. Para Winnicott a ênfase está no significado da experiência para a criança. Brincando, ela aprende a transformar e a usar os objetos, ao mesmo tempo em que os investe e os “colore” conforme sua subjetividade e suas fantasias.
A equipe do Núcleo Regional do Pinheirinho comemorou a data de maneira muito especial, cada um trouxe um brinquedo para lembrar da importância de brincar sempre e tornar o ambiente de trabalho mais lúdico nesse dia.
É importante que os adultos resgatem sua capacidade de brincar, tornando-se, assim, mais disponíveis para as crianças enquanto parceiros e incentivadores de brincadeiras.
Em nossos CMEIS as crianças comemoraram o dia fazendo o que sabem fazer melhor: brincando. Muitas puderam exercer a criatividade e exercer o protagonismo na construção de seus próprios brinquedos. Algumas famílias foram convidadas a brincar com seus filhos o que tornou o dia realmente especial.
"As crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade". Mário Quintana
Nenhum comentário:
Postar um comentário