sexta-feira, 19 de junho de 2015

Conhecer a si e ao outro...


          No encontro de formação deste mês com pedagogas e professores das escolas que oferecem a Educação Infantil,retomamos os princípios que estruturam a prática com as crianças, segundo o Parecer 20-2009. Será que conseguimos lembrar da versão original de nossas crianças
         
      Através das imagens das próprias escolas, podemos perceber o quanto avançamos nas prática com as crianças, devido a nova perspectiva no olhar dos profissionais. Nossa prática deriva da concepção que se tem de criança, aprendizagem, escola....


       
      As profissionais com seus exemplos cotidianos reforçaram a ideia de criança capaz, autônoma, social. Professora Roseli da Escola Jurandyr Mockell, relata que percebeu que suas crianças ao chegarem na sala, cumprimentam os colegas com beijo e abraço, como se tivessem chegando a uma festa. Proporcionar espaços de convivência, faz com que as crianças se percebam como ser social, cultural, construindo sua identidade na relação com o outro. 
                             Trazer a criança como sujeito da ação e não como objeto...














          No encontro anterior pensando na ampliação de conhecimento sobre identidade e Relações Sociais, as professoras iniciaram a escrita de uma sequência didática que pudesse auxiliar no aprofundamento dessas áreas. Na supervisão dos meses de Maio e Junho, as pedagogas do NRE puderam acompanhar em loco, as propostas que os professores planejaram, percebendo principalmente as relações que as crianças estabeleciam nas ações em sala. Foi realizado as primeiras considerações com o pedagogo referência que também acompanhou a proposta. 
          Nesse encontro foi reservado espaço de reflexão entre professor e pedagogo sobre a prática observada com o auxílio do texto de Francesco Tonucci " A verdadeira democracia começa aos 3 anos". 





          Para tanto no grande grupo,  algumas considerações gerais sobre as potencialidades e aspectos de maior investimento nas práticas observadas foram discutidas. 
          A partir do Texto (Tonucci) os profissionais puderam elencar qual maior desafio para a escola avançar na estrutura de trabalho com a Educação Infantil, porém mais do que identificar essa necessidade, pensar em ações que proporcionem esse avanço. Essas serão cenas dos próximos capítulos de formação....contem conosco!!!

           Agradecemos a participação de todas....
           Desejamos um excelente recesso para vocês. 

 
           
 


Curiosidade: Pela manhã tivemos até bolo com Santo Antônio, Arraiá animado.... Professora Érleia foi contemplada....
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário