terça-feira, 23 de junho de 2015

I FEIRA DA DIVERSIDADE DO CMEI PALMEIRAS

 Nas palavras da gestora Eliane...         
                                                ... Aconteceu em nosso CMEI no dia 20/06/15!!

            Foi uma iniciativa de celebrar... Celebrar a diversidade que há em nosso CMEI. Celebrar a cultura dos povos, os modos de ser, as formas de viver, a harmonia e os encantos de cada povo... Celebrar o respeito e as riquezas das singularidades. As propostas envolveram as crianças e suas famílias, juntamente com as profissionais do CMEI. As interações foram desafiadoras, pois estimularam a participação de todos, compreendendo especificidades da cultura indígena, haitiana, alagoana, paranaense e africana.... As famílias participaram de diferentes momentos, sendo que todos foram acolhidos com a dramatização da história “O Cabelo de Lelê”.
         Durante a visita à feira, os trabalhos estimularam a apreciação, mas principalmente, a interação e a participação de todos, experimentando e degustando receitas de diferentes regiões do país, como o arroz doce, a poçoquinha, a tapioca, o cuz cuz, o patê de pimenta e o pinhão.  

       A participação envolveu também a confecção de bonecas, como a boneca africana “Abayomi” que é feita apenas com nós de panos reaproveitados, a exploração de brinquedos, como o peão, a peteca , o vai e vem, as 5 marias e o bilboquê, jogos como a mancala e a sishima.



          Além de brincadeiras regionais, valorizando as diferentes culturas e tradições, a realização da trança raiz, que carrega simbologias da sociedade africana. 



         Valorizando também esse momento, contamos com a presença do índio Carlos, que é da tribo Kakané Porã e pertence à primeira aldeia urbana do Sul do país, que inclusive faz parte do nosso entorno e está situado no Campo do Santana, no Tatuquara; ele enriqueceu a feira com as historias do seu povo e da sua cultura, demonstrando objetos e artefatos confeccionados por eles.


          
       Este momento com certeza marcou a cada um de nós, pois valorizou cada cultura, cada povo, cada pessoa, respeitando a todos e ressaltando o que há de mais precioso em cada ser: a beleza de ser único!!!
brilhantando a feira com as historias do seu povo e da sua cultura, demonstrando objetos e artefatos construUm parabéns muito especial a todas as profissionais que tornaram esse momento alegre e único e, também às famílias que participaram envolvendo-se nas propostas e acreditando que todos juntos, FAZEMOS A DIFERENÇA!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário