quinta-feira, 18 de abril de 2013

BRINCADEIRAS TRADICIONAIS

         De acordo com Nogueira (2000), a brincadeira tradicional é considerada como parte da cultura popular, transmitida oralmente ou por registros e muitas vezes não há evidências de autoria, sendo passadas por gerações, e sofrendo variações e incorporações de acordo com a região e com a época se enriquece ainda mais o seu caráter cultural.
        Na Região Sul encontramos a brincadeira tradicional de Curitiba (segundo pesquisa do site: www.turminha.mpf.gov.br - em negrito).
  • Amarelão - Origem: Londrina (PR)
  • Carne crua - Origem: Curitiba (PR)
  • Buracão - Origem: Porto Alegre (RS)
  • Bilboquê - Cidade: Caxias do Sul (RS)
  • Moça bonita - Origem: Porto Alegre (RS)
  • Coelho sai da toca - Origem: Guaporé (RS)
  • Bater o 31 - Origem: Curitiba (PR)
  • Soletrando - Origem: Porto Alegre (RS)
  • Pico, picolé - Origem: Guaporé (RS)
  • Olívia - Origem: Curitiba (PR)
  • Ovo podre - Origem: Porto Alegre (RS)
  • Senhor ratinho - Origem: Porto Alegre (RS)
        Gestores e Pedagogas, vocês conhecem algumas destas brincadeiras? Saudades e recordações do Brincar? Compartilhe conosco!
        Deixe seu comentário dizendo qual sua brincadeira de infância preferida! Se você é de outra localidade, socialize conosco qual era a brincadeira mais conhecida? Todos nós temos um repertório de brincadeiras, sua contribuição dará condições de montarmos um acervo!
         Não deixe de comentar...

20 comentários:

  1. Então Meninas! Confesso que tive uma infância privilegiada, pois sempre morei em conjuntos de apartamentos, onde o espaço externo era privilegiado e brincar era nossa principal ocupação.
    Dentre as várias brincadeiras citadas nessa postagem, Bater o 31 ou Esconde-esconde (como chamávamos), estava sempre presente em nosso rol de brincadeiras. Pensem que reuníamos cerca de 30 crianças para brincar. Coitado de quem contava, pois uma única rodada levava quase a tarde/noite toda. Até hoje não sei porque se bate 31. Alguém sabe?
    Além dessa, costumávamos brincar de muitas outras, como por exemplo: Rouba Bandeira, Sete pecados, Polícia-Ladrão (ou menino pega menina), Mãe cola, Amarelinha, Pular elástico, Adoleta, Seu Chico foi à Escola, Nós quatro, Pular Tábua, Corrente e muuuuitas outras!!! Além dos tradicionais campeonatos Meninos x Meninas - Vôlei, Basquete, Caçador, Futebol. E as guerras de mamona que deixavam o condomínio todo sujo e Seu Paulo (síndico) quase nos matava e fazía-nos limpar tudo (no fundo com muito carinho)!!!
    Delícia relembrar!!! Precisamos realmente investir no resgate de momentos como esses.

    Rubiane - CMEI José Carlos Pisani.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!! Então, minha brincadeira preferida, até hoje (rsrs!!) é esconde-esconde (bater 31). E digo até hoje porque normalmente quando nos reunimos com a "familiarada" na praia, no sítio...todos brincam!!
    Aonde eu morava tinham muitas crianças e era a maior festa...muita correria pela rua, pulávamos elástico, corda, fantasiávamos brincadeiras com bruxas e fadas, fazíamos festas de páscoa, festa junina...tudo organizado por nós mesmos sem intervenção de adultos!! Com o passar dos tempos (aff...) volei, caçador eram as brincadeiras tops e também promovíamos campeonatos valendo pacote de salgadinho (miliopã, kkkk!!) e coca cola, eu sempreeee vencia, era muito boa no caçador e volei...hoje sou uma "pata" hehe!!
    ***E vale dizer que eu brinquei muitoooo até os 14 anos, parei com as brincadeiras para começar a trabalhar (isso mesmo trabalho na área da educação desde os 14 anos) e por isso não tive tempo de aprender a ser dona de casa, porque de criança que só tinha tempo para ir a escola e ficar na rua de repente me vi brincando com a criançada na "escolinha" que fui trabalhar e até hoje valorizo demais o lúdico, a brincadeira pq isso remete a alegria e se você é feliz você aprende, você se relaciona melhor e sempre digo isso a equipe (o que eu ouvi de uma psicopedagoga): "se as crianças tivessem tempo para brincar-pular, subir, escalar, rolar, correr, jogar...eu não teria pacientes para atender"!!!
    Bom, acho que era isso, escrevi demais mas este assunto me encanta e to muito feliz pela SME estar dando atenção especial e retomando essa questão!

    ResponderExcluir
  3. Oi ! Agora é a Shirlei escrevendo....ehehee.
    As brincadeiras de esconde esconde tem varios nomes, na minha cidade Londrina ela tinha o nome de "Balança caxão", onde uma pessoa ficava sentada e os outros se abaixavam em sua frente, um atras do outro e se dizia: "Balança caxão; Balança voce; Da um tapa na bunda e vai se esconder......."era sempre uma festa. Brincavamos de "Pè na Lata" onde uma pessoa joga a lata e quem perdeu no "dois ou um" vai buscar a lata enquanto os outros correm para se esconder, a criançada se divertia com estas brincadeiras de rua , tudo muito inocente , seguro e lúdico; Ah. ia esquecendo dos tombos do Carrinho de Rolemã (joelho de menina, ero só ralado eheheh), relembrar as brincadeiras da infancia me da saudade e muita alegria por ter vivido muito bem minha infancia. Bjs, Shirlei.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Minha família é enorme, e sempre foi muito unida, então estávamos juntos aos finais de semana e brincávamos bastante. A casa da miha avó tinha um epaço bom, apesar de íngreme. Além das bricnadeiras com bola como caçador, alerta e vôlei, montávamos casinhas, escritórios, escolinhas e mercadinhos. Passsávamos boa parte do dia montando tudo com tijolos, potes, caixas de papelão, tecidos velhos e sucata. De vez em quando roubávamos uma colher da cozinha para ajudar, porque os brinquedos industrializados custavam caro demais e eram em pouca quantidade para a primarada. Fazíamos fogões, sofás, pendurávamos as roupas das bonecas nos galhos das árvores. No fim do dia, citávamos em coro a frase mais célebre da família, que todos repetem até hoje em todo tipo de situação: "Ah, mãe... agora que a gente ia começar a brincar!"

    ResponderExcluir
  5. Que delícia relembrar tão preciosos momentos, infância é tuuuuuuuudo de bom e mais um pouco... Dá prá continuar essa brincadeira? Minha infância foi maravilhosa, marcada por brincadeiras saudáveis e divertidas, como amarelinha, alerta, casamento atrás da porta, fly si, pular elástico e mais um montão de coisinhas à toa que nos fazem ser felizes. O sorriso e a alegria de ser criança continuam marcando minha vida, adoooooooro reviver esses bons momentos. Das brincadeiras que estão no texto, algumas realmente eu não conheço, mas sempre há tempo... Que tal exercitar? Beijos doces: Eliane Blaszkowski Champaoski

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas!!!!
    Minha infância foi uma delíciaaaaaa....
    Brincava muito na rua...muitas crianças....inventávamos de tudo!!
    Adorava pular elástico, mas brincava de caçador, alerta, garrafão, bombarqueiro, casinha (brincava embaixo da árvore no quintal da minha casa), fazíamos comidinha com folhagens; escolinha (brincávamos na cozinha da minha casa), esconde-esconde, jogávamos stop (muito legal),brincávamos de adoleta, balança caixão, passa anel, brincadeiras de roda e por ai vai...
    Nossa viajei agora a ????? anos atrás rsrsrsrsr......
    Muito bom relembrar. Hoje é tudo muito diferente!
    Há dezoito anos atrás quando entrei na educação infantil, lembro as brincadeiras eram mais presentes no dia a dia das crianças. Com o tempo foram se perdendo. As vezes penso que um dos fatores que contribuem om isso está associado a nova geração de educadoras que ingressam na educação infantil. Mas mãos a obra....em prol dessas brincadeiras tão divertidas que marcaram pelo menos a minha infância.
    Bjos meninas!!!!

    ResponderExcluir
  7. Sou do interior da Bahia, de uma cidade muito pequena onde na chegada da cidade tem uma placa escrito "em breve coca-cola" (brincadeira!!!! É para ter uma ideia de quao pequena é a cidade. hehehe). Nessa cidadezinha tinha-se muito pouco automóvel, quase nada, TV chegou no fim da decada de 80, preto e branco diga-se de passagem, a marca era telefunken e o vizinho colocava um papel celofane na frente da tela, para enxergar colorido claro! Esse era o pano de fundo das minha infância. Como não tinha trânsito, TV, muito menos computador, o local das brincadeiras era na rua, essa era a melhor parte, brincar na rua. Sujar os pés de poeira, pois o legal era brincar descalso. À noite reuníamos a molecada para brincar de porta-bendeira, aquilo era tão prazeroso que os adultos paravam para observar e vibrar com o time vencedor. Ah! A bandeira não era bandeira era um galho de árvore kkkkk
    Mas não se resumia só nessa brincadeira, tinha também o esconde-esconde, boca de forno, estrela nova cela (pulavamos o colega e faziamos os movimentos: pastelão quente, unha de gavião, saltar saco de arroz, esborrachar tomate, escrever carta p namorada, fritar linguiça no caldeirão quente, o garoto que era a sela sofria! Essa eu aprendi com um moleque que tinha chegado de S.Paulo, foi a invenção). Ainda tinha o futebol, mememé (uma variante de coelhinho sai da toca), peteca, bolinha de gude, polícia e ladrão, meleca, chicotinho tá queimando (essa era trash, quem achava o copó escondido que servia de chicote, tinha o direito de chicotear as pernas da piazada) duro e mole, anelzinho, baratinha. Essa baratinha dava o que falar, pois tinha que pagar uma prenda se errasse, rolava cada mico e uns beijos nas meninas também! kkkkk
    Cada infância com seu tempo e suas brincadeiras, não sei se éramos mais felizes, talvez tivessémos mais opções e mais liberdade, dadas as condições daquela época, porém, uma coisa eu tenho certeza era muito divertido e tenho saudades.
    Abraços
    Flávio

    ResponderExcluir
  8. Bom dia meninas!!!!
    Muito bom relembrar esses momentos... o tempo passa tão depressa... parece que foi ontem! Durante minha infância, essas eram minhas brincadeiras preferidas: casinha, usando embalagens vazias e fazendo comidinhas com terra, areia e folhas de todos os tipos, boneca de milho, isso mesmo, eu e minhas amigas íamos até o roça e escolhíamos a espiga com os "cabelos mais compridos e bonitos" pra brincarmos de boneca, nossa estou rindo sozinha só de relembrar... e entre outras muitas brincadeiras como: esconde-esconde, pega-pega, subir em árvores, andar sobre os muros, andar de bicicleta na rua com os primos... Nossa que delícia recordar tudo isso...pena que nos dias de hoje, muitas dessas brincadeiras não são mais possíveis. Um grande abraço a todas! Carol

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!! Falar das brincadeiras de minha infância é uma delícia!!! Tinha as tardes de domingo na casa dos avós. Percorríamos a chácara inteira em busca de aventuras e brincávamos de polícia e ladrão com nossos primos. O coração vinha na boca... a adrenalina a mil para não ser pego.... O contato com a natureza era intenso... subíamos nas árvores, observávamos os cavalo correndo no campo, recolhíamos ovos nos ninhos e era uma luta para convencer algum adulto a ir até o lago para pescar lambaris.
    Com as vizinhas era brincadeira de casinha, fazer bolos de terra, usar folhas de flores para "pintar as unhas". Na escola: pular elástico, pega-pega, trinta e um, casamento atrás da porta, de bola, queimada.... e por aí vai....O recreio era muito esperado. Muitas saudades dessa época.
    Beijos
    Inês

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia garotas e garoto!!!
    Minha infância foi divertida, mas enquanto irmãos e primos brincavam de polícia-ladrão, esconde-esconde... eu gostava mesmo era de brincar de 5 marias, pular elástico, amarelinha enfim...brincadeiras mais tranquilas.

    ResponderExcluir
  12. Na minha infância brincava com minhas irmãs, meus primos e primas, mas na verdade não me lembro como surgiam essas brincadeiras. Simplesmente brincávamos. Muitas brincadeiras de bater as mãos com parlendas (Lá em cima do pinheiro, Lá em cima do piano, Eu vi um sapo, Bat Masterson, entre outras que agora não me recordo). Brincávamos de Bom Barqueiro, Banana podre, Mãe pega (31), Mãe cola, Mãe esconde, etc. A noite brincávamos de gato mia. Também havia as brincadeiras de faz de conta: casinha com comidinha e tudo, escritório e médico. Puxa, pensando bem, como éramos criativos! Na escola, na hora do recreio, brincávamos muito de roda ( A carrocinha, O galo e galinha), Além das brincadeiras de “Mãe poste”, polícia e ladrão, menina pega menino. Tenho saudades, pois hoje não vemos mais essas brincadeiras na escola, são brincadeiras que ficaram pelo tempo... Ah, sim! Lembrei-me de mais uma que não pode ficar de fora... Pular elástico... Que delícia!

    ResponderExcluir
  13. Minha brincadeira preferida era de pular elástico e pular corda, lembro que todas as noites minha mãe fazia massagem com óleo “doutorzinho” porque minhas pernas doíam muito. Também lembro das brincadeiras no rio próximo a minha casa, saía da água apenas quando minha mãe gritava: “vem almoçar”...Tenho saudades deste tempo em que a rua era um lugar seguro para se brincar.

    Obrigada Beijos
    Marizangela- CMEI Dona Bertha

    ResponderExcluir
  14. Bom dia! Quantos comentários ricos que me faz lembrar de tantas coisas, que com certeza não cabem aqui (risos). Mas minha infância foi muito boa, brincávamos muito de tudo um pouco como: mãe esconde, mãe cola, brincadeiras de palmas como parlendas etc. Mas a brincadeira que eu mais gostava, não vou negar (risos) era brincar de escolinha, amava.... Por que será? Claro, sempre queria ser a professora. Gostava também de pular elástico e pular corda. Tempo muito bom que com certeza por tantos motivos muitas crianças hoje não vivem.
    Obrigada!
    Fernanda Grochovski

    ResponderExcluir
  15. Esta proposta fez com que, por alguns instantes relembrássemos de momentos mágicos da nossa infância.Das brincadeiras mencionadas, conhecemos poucas: Bilboquê, Coelho sai da toca, Bater 31. As preferidas da Pulcina eram: Batatinha frita e Ema ema. As minhas eram: pular corda, pular elástico, telefone sem fio e 5 Marias.Tempo muito bom!

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal...
    Sou do Rio de Janeiro de uma comunidade que vocês sempre vêem na televisão...( favela da Coréia ). Pois é ...não tinha muito espaço para brincar, entretanto criança é criança e se diverti onde estiver!
    Fui muito feliz, mas brincava pouco na rua, sempre estava com o grupo familiar ( primos e irmã ).
    Brincava muito de passa anel, pau no buraco , que vocês chamam de bets, pular elástico e peteca.
    O melhor lugar para brincar era na escola, no horário do recreio!!!

    ResponderExcluir
  17. Nossa!! Quantas lembranças maravilhosas: passa anel, pula corda, pular elástico, mãe cola,mãe pega,esconde esconde,entre outras.... Coelho sai da toca e bilboquê também fizeram parte de bons momentos na infância....
    o melhor lugar era a rua de minha casa, com meus amigos enquanto as mães observavam batendo papo e tomando chimarrão.... Tsherli

    ResponderExcluir
  18. Brinquei muito!!!!!! Tudo era motivo e hora para brincar... Meus pais me chamavam de "piazona", não sei porquê!? Durante o ano eu brincava muito na rua, e nas férias ia para o sítio dos meus avós, onde eu me divertia muito, me sujava muito de lama, fazia bolinhos de barro, comidinha de mato, cabanas de vassouras... São muitas lembranças... Tempo bom! Coitados dos meus irmãos, pois era eu quem "cuidava" deles...kkkk. Eles eram meus filhinhos, e eu judiava muito deles. Mas graças a tudo isso hoje tenho boas lembranças da minha infância...

    ResponderExcluir
  19. Nossa voltei ao tempo..lembrando da minha infância .....das minhas brincadeiras favoritas..aeh eu vejo realmente como "É BOM SER CRIANÇA",rsrsrsrs... eu gostava muito de brincar de pular elástico, de casinha com minhas coleguinhas e conforme fui crescendo adoravaaa jogar vôlei... não fui muito de brincar na rua..subir em árvores... pois sou filha única e minha mãe como sempre protetora..não deixava..rsrsr talvez seja por isso que eu ainda tenho meu lado criança...tenho bonecas, ursinhos e quando vejo brinquedos nas lojas..já fica imaginando comprar quando tiver meus filhos para brincar com eles....O brincar é fundamental para a vida familiar e comunitária...

    ResponderExcluir
  20. Quantas saudades do meu tempo de criança (embora às vezes ainda sou um pouquinho rsrsrs), morei em Cianorte (interior) até os 7 anos, e foi uma fase que brincava muito na rua, nas casas dos amigos, lembro que brincava muito com barro, fazendo "bolinhos", cozinhava com "latas de nescau", fazia roupas para as minhas bonecas de "folha de bananeira",brincava de "ordem sem lugar", "bombarqueiro"; após os 7 anos vim para Curitiba, demorei um pouco com a adaptação, mas como morávamos em casa no bairro "Portão", que não era tão movimentado como hoje, consegui fazer amizades, e aí não parávamos mais de brincar: "passa anel", "alerta", "esconde-esconde", fazíamos cabanas (como gostávamos de ficar escondidos lá, parecia o nosso mundinho), "cela", inventávamos jogos simbólicos: "olimpíadas", "escritório", "teatro","festa junina", de monstro, até de "associação de moradores", se chamava REPROGE (reunião dos problemas gerais),uma brincadeira que levámos à sério, mas hoje eu acho engraçado da nossa pretensão. Mas os momentos que gostávamos para relaxar é ficar olhando deitados na grama as nuvens e ficávamos imaginando o que era. Os brinquedos eletrônicos não nos atraía, pois não podíamos criar, usar a nossa imaginação, viver outros papéis. Curti muito a minha infância, que tempo gostoso.....

    ResponderExcluir