quinta-feira, 14 de maio de 2015

Diferentes formas de conhecer

O novo encontro do Avisa Lá trouxe possibilidades de discussão e reflexão a partir da prática do outro, quando o grupo foi convidado a olhar para diagnósticos elaborados por pedagogas de algumas unidades referências, e repensar ou avançar no próprio. A consultora Maria Virgínia Gastalti trouxe possibilidades de trabalho de exploração da natureza e cultura, seja ora com foco na natureza, ora na cultura ou em ambas, lembrando que é importante criar contextos para as crianças de desfrute, apreciação e exploração. Os formadores precisam refletir com os profissionais das unidades que no trabalho com a criança é preciso valorizar a importância dos encaminhamentos, de aprender a fazer perguntas e aprender com a pergunta do outro, a busca por informação em diferentes fontes, sejam elas nos livros de pesquisa, mídias, dentre outros, bem como através das pessoas mais velhas que muito podem contribuir com os diferentes modos de aprender como destacou Maria Virgínia.



A equipe do NRE PN ao discutir as hipóteses de trabalho da pedagoga Rubiane com sua equipe do CMEI Jardim Paraná, contou com a contribuição da nossa formadora ao trazer para o grupo a necessidade de olhar para a sequência elaborada ampliando-a para dar um uso real ao que se pretende elaborar com as crianças (descobertas sobre misturas e tintas), unindo Relações Naturais e Sociais.


Com as escolas, os grupos de formadoras dos Núcleos discutiram o texto “A questão do movimento no cotidiano de uma pré-escola” de Izabel Galvão, e a pedagoga Charlene da E.M. São Mateus do Sul contribuiu nas discussões do NRE PN, ao trazer o contexto da sua escola. Percebe-se que ainda é um desafio grande nas Escolas, CMEIS e CEIS lidar com imobilidade e atenção, pois nas palavras da autora “a motricidade desempenha um papel fundamental no processo mental, constituindo-se num importante suporte para a expressão do pensamento – os gestos, as mudanças de postura apoiam a expressão de ideias. Nesse sentido impedir a criança de se mexer pode significar impedi-la de pensar”. 

 A participação da profissional de música Vera Lunardi do Departamento de Educação Infantil foi inspiradora ao trazer um recorte de 2014 do Projeto Músico na Família, no qual os profissionais puderam ver muitas imagens de instalações sonoras e ouvir o relato do trabalho que está colhendo muitos frutos nas unidades que o desenvolvem.

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