O novo encontro do Avisa Lá
trouxe possibilidades de discussão e reflexão a partir da prática do outro,
quando o grupo foi convidado a olhar para diagnósticos elaborados por pedagogas
de algumas unidades referências, e repensar ou avançar no próprio. A consultora
Maria Virgínia Gastalti trouxe possibilidades de trabalho de exploração da
natureza e cultura, seja ora com foco na natureza, ora na cultura ou em ambas,
lembrando que é importante criar contextos para as crianças de desfrute,
apreciação e exploração. Os formadores precisam refletir com os profissionais
das unidades que no trabalho com a criança é preciso valorizar a importância
dos encaminhamentos, de aprender a fazer perguntas e aprender com a pergunta do
outro, a busca por informação em diferentes fontes, sejam elas nos livros de
pesquisa, mídias, dentre outros, bem como através das pessoas mais velhas que
muito podem contribuir com os diferentes modos de aprender como destacou Maria
Virgínia.
A equipe do NRE PN ao discutir as
hipóteses de trabalho da pedagoga Rubiane com sua equipe do CMEI Jardim Paraná,
contou com a contribuição da nossa formadora ao trazer para o grupo a necessidade
de olhar para a sequência elaborada ampliando-a para dar um uso real ao que se
pretende elaborar com as crianças (descobertas sobre misturas e tintas), unindo
Relações Naturais e Sociais.
Com as escolas, os grupos de formadoras dos Núcleos discutiram o
texto “A questão do movimento no cotidiano de uma pré-escola” de Izabel Galvão, e a pedagoga Charlene da E.M. São Mateus do Sul contribuiu nas discussões do NRE PN, ao trazer o contexto da sua escola. Percebe-se que ainda é um desafio grande nas Escolas, CMEIS e
CEIS lidar com imobilidade e atenção, pois nas palavras da autora “a
motricidade desempenha um papel fundamental no processo mental, constituindo-se
num importante suporte para a expressão do pensamento – os gestos, as mudanças
de postura apoiam a expressão de ideias. Nesse sentido impedir a criança de se
mexer pode significar impedi-la de pensar”.
A
participação da profissional de música Vera Lunardi do Departamento de Educação
Infantil foi inspiradora ao trazer um recorte de 2014 do Projeto Músico na
Família, no qual os profissionais puderam ver muitas imagens de instalações
sonoras e ouvir o relato do trabalho que está colhendo muitos frutos nas unidades que o desenvolvem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário