quinta-feira, 7 de maio de 2015

Nada de crise de identidade


     A equipe do Núcleo de educação infantil se reuniu com os profissionais das escolas (professores e pedagogos) para novo encontro de formação neste dia 07 de maio, com o objetivo de avanços na compreensão do papel do professor na  construção de um ambiente que favoreça o desenvolvimento das identidades infantis e em como os indicativos que as crianças nos dão se traduzem em planejamento para compor a identidade da turma que se expressa nos ambientes.


Ao assistir ao vídeo Identidades Culturais (2ª capítulo da coletânea: Estudos Culturais - da UNIJORGE) o grupo foi provocado a pensar sobre como construímos nossa própria identidade a partir de nossa cultura, da relação com o outro, no conceito de alteridade e em como nossa ação cotidiana propicia o desenvolvimento da construção das identidades das crianças.

Durante o encontro foi exibido o vídeo a seguir de uma campanha publicitária que ajudou o grupo a refletir sobre como a criança se percebe e como a construção da identidade é influenciada pelo adulto.



Relataram que puderam ampliar o olhar para várias dimensões que compõem nossa identidade e perceberam o quanto o trabalho está pautado no senso comum e na percepção apenas de uma dimensão, normalmente a física, com características como cor dos olhos, tipo de cabelo, dentre outras.


Utilizando a estratégia de rede colaborativa, com a união de profissionais de duas escolas, os regentes de sala elaboraram uma sequência didática sobre Identidade, a qual terá a realização de uma das etapas acompanhada pelas supervisoras das unidades em sala, para refletirmos sobre a prática e as relações que as crianças estabelecem nessa experiência.



    Simultaneamente, os pedagogos receberam uma devolutiva do plano de formação, discutindo potencialidades e fragilidades, para que possam avançar em seu processo de construção do mesmo.


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