sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Planejamento de atividade permanente diária!

          

     Na manhã e tarde de ontem, dia 06/02, as pedagogas do NRE receberam profissionais de mais cinco CMEIs, três deles com pedagogas iniciantes: Vila Ipiranga, Xapinhal e  Olga B. Prestes e dois sem pedagoga: Pinheirinho e Rurbana.


      O foco maior de investimento no encontro foi no planejamento das atividades permanentes de leitura e de jogos/exploração de espaços, enfatizando a importância que as atividades permanentes têm para ampliar as possibilidades de aprendizagem das nossas crianças. 

        

          Mas o que é preciso para planejar bem uma atividade permanente diária de leitura? Pensar no antes/durante/depois da leitura e registrar é o segredo! Para isso o primeiro passo é "conhecer para fazer escolhas"...e foi isso que os profissionais fizeram: a escolha de livros para exercitar na prática o ato de ler e refletirmos em grupo sobre isso. Tivemos experiências muito válidas e discussões significativas sobre encaminhamentos de leitura.





         Tivemos experiências muito válidas e discussões significativas sobre encaminhamentos de leitura.




         











          Em conhecimento matemático relembramos sinteticamente as metas do EII, quando a área foi foco de formação e reforçamos a ideia de que a manutenção das aprendizagens formativas deve ser um objetivo da unidade, ou seja, independente do foco de formação anual o importante é manter o trabalho com as crianças em todas as áreas de formação. Conversamos sobre a confecção de jogos e apresentamos várias sugestões possíveis de serem feitos no CMEI.

         Agradecemos a todos os profissionais que participaram ativamente dos encontros, utilizando suas experiências, ensinando aos colegas e aprendendo com eles. A parceria é aliada da aprendizagem!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário