quinta-feira, 29 de março de 2012

2º Encontro de Formação - Escolas

Estivemos reunidos hoje no Centro de Capacitação, para a realização do encontro de formação com as escolas.
Foram momentos de discussões e reflexões importantes para o aprimoramento de nosso trabalho pedagógico.


Iniciamos o encontro da tarde com o Momento Cultural oferecido pela equipe da Escola M.Profª. Jurandyr B. Mockell: Como o sonho de um homem virou realidade na vida das pessoas que frequentam os CTGs e ajudam a perpetuar a cultura de seu povo.Parabéns foi um ótimo momento cultural!





Gostaríamos que vocês contribuissem com considerações sobre essa Sequência Didática.
Proposta: Analise-a e faça destaques quanto:
- Área de formação e objetivos;
- Prováveis etapas;
- Frequência;
- Duração;
- Avaliação.

Sequência Didática: Nome Próprio

Área de Formação Humana: Oralidade, Leitura e Escrita

Objetivos:
• Identificar o próprio nome;
• Escrever seu nome para identificar seus pertences e suas produções ( com referência ou de memória).

Faixa etária: 4 a 5 anos

Tempo estimado: 2 meses com frequência de 2 vezes na semana.

Justificativa:
As crianças acabaram de ingressar na Educação Infantil da escola e percebeu-se a necessidade de intensificar o trabalho com o nome próprio, uma das metas previstas no documento Práticas de Oralidade, Leitura e Escrita.

Etapas prováveis:
1ª Etapa: Apresentação da lista com os nomes de todas as crianças da turma, propiciar momentos em que as crianças façam relações com as filipetas de nomes (foto e escrita).

2ª Etapa: Utilizar o alfabeto móvel para a construção do nome tendo como referência a filipeta. Identificando as semelhanças e diferenças entre as letras de seu nome e as dos demais colegas

3ª Etapa: Identificar seu nome em outros espaços ( mochileiro, pertences, porta, produções). Realizando a escrita do seu nome com referência.

4ª Etapa: Apresentar a filipeta de nomes sem a foto.

5ª Etapa: Tentativa de escrita do nome.

Avaliação: Através das observações, das produções das crianças e pautas de observação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário