Estivemos reunidos hoje no Centro de Capacitação, para a realização do encontro de formação com as escolas.
Foram momentos de discussões e reflexões importantes para o aprimoramento de nosso trabalho pedagógico.
Iniciamos o encontro da tarde com o Momento Cultural oferecido pela equipe da Escola M.Profª. Jurandyr B. Mockell: Como o sonho de um homem virou realidade na vida das pessoas que frequentam os CTGs e ajudam a perpetuar a cultura de seu povo.Parabéns foi um ótimo momento cultural!
Gostaríamos que vocês contribuissem com considerações sobre essa Sequência Didática.
Proposta: Analise-a e faça destaques quanto:
- Área de formação e objetivos;
- Prováveis etapas;
- Frequência;
- Duração;
- Avaliação.
Sequência Didática: Nome Próprio
Área de Formação Humana: Oralidade, Leitura e Escrita
Objetivos:
• Identificar o próprio nome;
• Escrever seu nome para identificar seus pertences e suas produções ( com referência ou de memória).
Faixa etária: 4 a 5 anos
Tempo estimado: 2 meses com frequência de 2 vezes na semana.
Justificativa:
As crianças acabaram de ingressar na Educação Infantil da escola e percebeu-se a necessidade de intensificar o trabalho com o nome próprio, uma das metas previstas no documento Práticas de Oralidade, Leitura e Escrita.
Etapas prováveis:
1ª Etapa: Apresentação da lista com os nomes de todas as crianças da turma, propiciar momentos em que as crianças façam relações com as filipetas de nomes (foto e escrita).
2ª Etapa: Utilizar o alfabeto móvel para a construção do nome tendo como referência a filipeta. Identificando as semelhanças e diferenças entre as letras de seu nome e as dos demais colegas
3ª Etapa: Identificar seu nome em outros espaços ( mochileiro, pertences, porta, produções). Realizando a escrita do seu nome com referência.
4ª Etapa: Apresentar a filipeta de nomes sem a foto.
5ª Etapa: Tentativa de escrita do nome.
Avaliação: Através das observações, das produções das crianças e pautas de observação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário