segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sínteses dos Encontros de Formação dos CMEIs 2012

NÚCLEO REGIONAL DO PINHEIRINHO

SÍNTESE DO ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS


O presente encontro foi realizado no dia 24/02/2012, nas dependências do Núcleo Regional de Educação do Pinheirinho (NRE-PN), onde estavam presentes as pedagogas de Educação Infantil das unidades da referente regional, bem como as pedagogas formadoras deste núcleo. O encontro teve início com uma dinâmica de apresentação, pois havia profissionais novos na equipe. Na sequência, foi passado o cronograma da síntese, do lanche e do momento cultural para que as pedagogas de todas as unidades possam participar e contribuir nestes momentos.
A formadora Adriana (NRE-PN) solicitou o envio de fotos referentes a organização dos espaços externos ao núcleo via e-mail ou malote até o dia 01/3 com intenção de compartilhar bons modelos e encaminhar para o departamento de Educação Infantil para possível utilização nos documentos da Secretaria Municipal de Educação.
O momento cultural foi compartilhado pela formadora Ana Cristina (NRE-PN) onde trouxe para apreciação a personagem Mafalda contando sua trajetória desde sua criação, publicação, edição e demais ilustrações feitas pelo autor Joaquim Salvador Lavado (Quino). Ana apresentou, também, várias  bibliografias deste autor e endereço de sites para ampliação do repertório da equipe, foi um momento muito interessante e significativo.
Dando continuidade, a também formadora, Andrea (NRE-PN) após a entrega da pauta do encontro expôs os objetivos do mesmo, que eram: Expor o Processo Formativo do NRE/PN – encaminhamentos: Encontros mensais de formação com os Pedagogos e outro com Diretores e Pedagogos no NRE-PN, bem como encontros mensais de Supervisão nas unidades de Educação Infantil com a presença do pedagogo e do diretor  do CMEI, sendo importante para este que a unidade envie uma pauta de interesse da equipe pedagógica para compor a pauta de formação do núcleo. Esta deve ser enviada com antecedência visando a organização e planejamento das formadoras em relação ao encontro; Retomar o Foco Formativo 2011- para este ano de 2012 o foco formativo continuará sendo o Pensamento Lógico Matemático, sendo importante rever o diagnóstico de onde a unidade parou a formação no ano passado e dar continuidade ampliando a proposta para este ano, revendo como está as diferentes interações entre as crianças, qual é o tempo específico planejado para o jogo, em quais espaços este jogo esta sendo realizado, como está a mediação do profissional (auxiliando ou jogando pela criança)  e avançar para que a criança tenha repertório para construir seu próprio jogo, através da reflexão e discussão de como fazê-lo. Foi sugerido retomar os conteúdos e leituras do blog (www.educainfantilpn.blogspot.com) e verificar a caracterização do grupo de professores: formação inicial, estruturação da permanência (de acordo com a realidade), aprendizagens na formação continuada, perfil do grupo (motivado, novo, tem iniciativa...), experiência na função(formação acadêmica, postura profissional, atribuições), rotatividade, principais dificuldades do grupo, qual a relação do profissional com o ato de jogar?; Apresentar Metas do Departamento de Educação Infantil para 2012 – Foco: Jogo(como cultura humana e estratégia para o trabalho com os conhecimentos matemáticos) Tardes de jogos (meta); Discutir sobre os Elementos do Plano de Formação -  Foco formativo: Conhecimento Matemático, Quais objetivos queremos alcançar no decorrer do processo formativo? O que queremos atingir ao término do trabalho formativo? Quais as estratégias formativas que serão utilizadas para atingir os objetivos e consequentemente as metas?  Quais os textos e documentos que irão subsidiar o trabalho com a área de formação focada? Como serão distribuídas as ações dentro do espaço e do tempo? Para avaliar, observar se os objetivos e metas foram alcançados. Verificar o que pode ser retomado, se houve necessidade de mudança na efetivação do plano, por quais motivos. Em cima desta analise traçar novos objetivos, novas ações, novo cronograma e avaliação.
Por fim o encontro foi muito esclarecedor, contribuiu para organização da prática dos pedagogos formadores das unidades e com certeza ajudou a preparar melhores encaminhamentos na formação com a equipe.

Marjane Santoni do Amaral
Pedagoga
CMEI Eraldo Kuster




PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
NÚCLEO RECIONAL DA EDUCAÇÃO – PINHEIRINHO

Síntese do 1º encontro de formação com as pedagogas de CMEIs
29/02/2012

O encontro iniciou com a apresentação das novas pedagogas de algumas unidades da regional, e em seguida foi realizado o momento cultural sobre as tirinhas da Mafalda, criação do cartunista Quino.
O primeiro assunto da pauta foi a apresentação sobre a estrutura da formação continuada na rede, que é efetivada em cadeia a partir do departamento por intermédio de formadores do Instituto Avisa Lá, passando pelos núcleos regionais e chegando às unidades, onde as pedagogas fazem a formação dos profissionais.
A seguir foram apresentadas as metas de trabalho com o conhecimento matemático para o ano de 2012, entre elas a identificação dos jogos nas salas, a utilização do jogo em diferentes tempos e espaços e a confecção de jogos pelas crianças. Foi também informado o eixo temático para o 2º semestre, que será a área de formação humana das relações sociais e naturais.
O próximo assunto foi sobre a elaboração do plano de formação, com as orientações iniciais para a constituição deste instrumento. Foi lembrado que o plano é um elemento exclusivamente pedagógico e que deve ser implementado pelas pedagogas durante as permanências e sábados pedagógicos. Foram apontados os elementos básicos que constituem o plano, como a caracterização, diagnóstico, foco de trabalho, objetivos e metas, além dos mecanismos e instrumentos que serão utilizados e das ações que serão desenvolvidas no decorrer do ano.
Em seguida foram feitas algumas colocações pela equipe de pedagogas do núcleo, respondendo aos questionamentos das pedagogas das unidades, especialmente com relação à organização de pessoal, formatação e efetivação das permanências.


PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO – PINHEIRINHO

SÍNTESE DO 2º ENCONTRO DE FORMAÇÃO – CMEIs
PEDAGOGAS
28/03/2012

            O encontro teve início com a leitura da síntese do 1º encontro de formação de pedagogas realizado no dia 24/02 e também de um segundo momento realizado no dia 29/02.
            Neste 2º encontro de formação não houve o momento cultural.
            Os objetivos  do encontro foram:
  • justificar a inserção dos Projetos Institucionais no Planejamento Anual;
  • conceituar Projeto Institucional e sua função;
  • refletir sobre a elaboração dos Projetos Institucionais.
Em um primeiro momento foram relembrados alguns pontos importantes do plano de ação e formação das Unidades e que nos mesmos devem estar contemplados os Projetos Institucionais onde estes são ações das Unidades e desdobramento do plano de ação. Os projetos vem de encontro com a avaliação dos Parâmetros de Qualidade e Acessibilidade e que deve-se refletir se todos os parâmetros realmente estão sendo efetivados na prática.
A seguir foram citados alguns critérios e realizado uma reflexão dos mesmos, uma reflexão dos critérios não consolidados no aspecto quantitativo a partir de um panorama geral da avaliação dos Parâmetros do Núcleo do Pinheirinho. Foi também discutido como tornar esses critérios algo funcional para os CMEIs ao qual neste momento algumas pedagogas exemplificaram suas ações juntamente com a comunidade. Em seguida houve uma exposição/apresentação e reflexão de imagens de locais onde ocorrem o período de alimentação das crianças nos CMEIs e alguns cantos de faz de conta relacionado a alimentação e identidade em diferentes espaços e momentos.
O próximo assunto abordado esteve direcionado a elaboração dos Projetos Institucionais: o que é? Qual objetivo? Como elaborar? Foi lembrado que para a elaboração deve-se elencar elementos da rotina que mereçam ações integradas, deve-se também consultar o caderno de objetivos e pensar em ações que envolvam toda a equipe da Unidade e comunidade, avaliando o processo a partir da escuta das crianças e todos os envolvidos, pois seu objetivo é a circulação de informações entre os participantes e procedimentos adequados.
Após a conceituação do Projeto Institucional e elaboração foi apresentado algumas cenas do filme “A creche do papai” para uma reflexão sobre a escuta da criança e um olhar diferenciado perante nossos “pequenos”. Durante esta reflexão verificou-se a importância do ouvir, planejar e pesquisar onde estes são elementos fundamentais para a elaboração e execução do projeto institucional.
A partir deste momento algumas dúvidas foram sanadas com relação a ação pedagógica nos projetos. As pedagogas formadoras do Núcleo orientaram que existe um projeto institucional contemplado no plano de ação e que deverá conter propostas no planejamento anual de todas as turmas, pois os projetos devem fazer parte do cenário de aprendizagem do CMEI. As ações serão diferentes conforme a necessidade de cada sala, podendo sistematizar algo que já é realizado. Com isto foi apresentado as etapas para a elaboração do documento escrito onde deverá conter: título, área de formação humana, objetivos, faixa etária, tempo estimado, material necessário, desenvolvimento e avaliação.
Em seguida foram feitas colocações, pelas pedagogas presentes, referentes as atividades permanentes no berçário relacionando-as às ações dos projetos institucionais.
Ao final do encontro, seria esboçado um projeto mas, devido ao grande número de questionamentos e reflexões, não houve tempo para o esboço.

CMEI Monteiro Lobato
Síntese do 3ºEncontro de Formação
Data:11/04/2012
O momento cultural foi apresentado pela pedagoga Vanessa do CMEI Olga Benário, que nos trouxe dois vídeos denominados: “Com estrelas na terra” e “As cores das flores” fazendo uma reflexão sobre o processo de inclusão.
Em seguida, tivemos uma fala sobre a Rede de Proteção. A profissional Kátia, responsável conjuntamente com Maria de Fátima e Marinei, pela Rede de Proteção e pelo Programa Família Curitibana, nos entregou uma apostila contendo um texto para estudo com os profissionais dos CMEIs e informações sobre a Rede ( O que é? Os seus objetivos de: tornar visíveis através das notificações os casos de violência, capacitar os profissionais para a percepção da mesma, oferecer às vítimas, aos agressores e famílias atendimento e diminuir a reincidência da violência com acompanhamento dos casos, desenvolvendo ações de prevenção .Esclareceu ainda sobre a coordenação da Rede, os tipos de violência e deu orientações sobre o preenchimento das notificações obrigatórias.
Adriana retomou os objetivos do Encontro de Formação , pontuando a necessidade de realizarmos um estudo a partir dos documentos fornecidos pela SME sobre os objetivos do trabalho pedagógico na educação infantil com o bloco de conteúdos :Números e Sistema de Numeração.Propôs uma atividade em grupo com a leitura do Caderno de Objetivos localizando aqueles que se referem ao bloco de conteúdos citado acima..Observou que a forma como os objetivos foram registrados não contempla o trabalho com este bloco de conteúdos podendo fazer com que os educadores e os professores, preocupados antecipem erroneamente a função da escola de sistematização
Cada grupo, após discussão, apresentou suas conclusões que serão apresentadas e validadas no próximo encontro com a presença das diretoras .
Os grupos sugeriram os seguintes objetivos:
-Fazer tentativas de registro dos números em situações significativas (relacionando algarismos a quantidades);
-Consultar o quadro numérico como auxílio de memória;
-Realizar a récita numérica em diferentes momentos;
-Realizar a contagem termo a termo;
-Participar de momentos de composição e decomposição de quantidades;
-Comparar quantidades de objetos;
Adriana esclareceu que este levantamento de objetivos é iniciativa das pedagogas deste Núcleo devido a necessidade que as mesmas perceberam de organizá-los e/ou construí-los para repasse aos educadores e professores afim de que planejem atividades adequadas.

A pedagoga Cristina , do CMEI Hermes Macedo, falou sobre a importância do trabalho com a Linguagem Matemática que não é contemplado por nenhum objetivo do Caderno de Objetivos.

Cleonice explicou para as pedagogas sobre a importância de construir um acervo teórico do CMEI, organizando os textos recebidos para estudo.Pontuou que eles não são para acervo individual de quem os recebe mas pertencentes ao grupo de profissionais.

Glicélia Fadel
Pedagoga-CMEI Monteiro Lobato



Nenhum comentário:

Postar um comentário