Sínteses dos Encontros de Formação dos CMEIs 2012
NÚCLEO REGIONAL DO
PINHEIRINHO
SÍNTESE DO ENCONTRO DE
FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
O presente encontro foi realizado no
dia 24/02/2012, nas dependências do Núcleo Regional de Educação do Pinheirinho
(NRE-PN), onde estavam presentes as pedagogas de Educação Infantil das unidades
da referente regional, bem como as pedagogas formadoras deste núcleo. O
encontro teve início com uma dinâmica de apresentação, pois havia profissionais
novos na equipe. Na sequência, foi passado o cronograma da síntese, do lanche e
do momento cultural para que as pedagogas de todas as unidades possam
participar e contribuir nestes momentos.
A formadora Adriana (NRE-PN) solicitou
o envio de fotos referentes a organização dos espaços externos ao núcleo via
e-mail ou malote até o dia 01/3 com intenção de compartilhar bons modelos e
encaminhar para o departamento de Educação Infantil para possível utilização
nos documentos da Secretaria Municipal de Educação.
O momento cultural foi compartilhado
pela formadora Ana Cristina (NRE-PN) onde trouxe para apreciação a personagem
Mafalda contando sua trajetória desde sua criação, publicação, edição e demais
ilustrações feitas pelo autor Joaquim Salvador Lavado (Quino). Ana apresentou,
também, várias bibliografias deste autor
e endereço de sites para ampliação do repertório da equipe, foi um momento
muito interessante e significativo.
Dando continuidade, a também formadora,
Andrea (NRE-PN) após a entrega da pauta do encontro expôs os objetivos do mesmo,
que eram: Expor o Processo Formativo do
NRE/PN – encaminhamentos: Encontros mensais de formação com os Pedagogos e
outro com Diretores e Pedagogos no NRE-PN, bem como encontros mensais de
Supervisão nas unidades de Educação Infantil com a presença do pedagogo e do
diretor do CMEI, sendo importante para este
que a unidade envie uma pauta de interesse da equipe pedagógica para compor a
pauta de formação do núcleo. Esta deve ser enviada com antecedência visando a
organização e planejamento das formadoras em relação ao encontro; Retomar o Foco Formativo 2011- para
este ano de 2012 o foco formativo continuará sendo o Pensamento Lógico
Matemático, sendo importante rever o diagnóstico de onde a unidade parou a
formação no ano passado e dar continuidade ampliando a proposta para este ano,
revendo como está as diferentes interações entre as crianças, qual é o tempo
específico planejado para o jogo, em quais espaços este jogo esta sendo
realizado, como está a mediação do profissional (auxiliando ou jogando pela
criança) e avançar para que a criança
tenha repertório para construir seu próprio jogo, através da reflexão e discussão
de como fazê-lo. Foi sugerido retomar os conteúdos e leituras do blog (www.educainfantilpn.blogspot.com)
e verificar a caracterização do grupo de professores: formação inicial,
estruturação da permanência (de acordo com a realidade), aprendizagens na
formação continuada, perfil do grupo (motivado, novo, tem iniciativa...),
experiência na função(formação acadêmica, postura profissional, atribuições),
rotatividade, principais dificuldades do grupo, qual a relação do profissional
com o ato de jogar?; Apresentar Metas do
Departamento de Educação Infantil para 2012 – Foco: Jogo(como cultura
humana e estratégia para o trabalho com os conhecimentos matemáticos) Tardes de
jogos (meta); Discutir sobre os Elementos
do Plano de Formação - Foco
formativo: Conhecimento Matemático, Quais objetivos queremos alcançar no
decorrer do processo formativo? O que queremos atingir ao término do trabalho
formativo? Quais as estratégias formativas que serão utilizadas para atingir os
objetivos e consequentemente as metas?
Quais os textos e documentos que irão subsidiar o trabalho com a área de
formação focada? Como serão distribuídas as ações dentro do espaço e do tempo?
Para avaliar, observar se os objetivos e metas foram alcançados. Verificar o
que pode ser retomado, se houve necessidade de mudança na efetivação do plano,
por quais motivos. Em cima desta analise traçar novos objetivos, novas ações,
novo cronograma e avaliação.
Por fim o encontro foi muito
esclarecedor, contribuiu para organização da prática dos pedagogos formadores
das unidades e com certeza ajudou a preparar melhores encaminhamentos na
formação com a equipe.
Marjane Santoni do Amaral
Pedagoga
CMEI Eraldo Kuster
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
NÚCLEO RECIONAL DA EDUCAÇÃO – PINHEIRINHO
Síntese do 1º encontro de formação com as pedagogas de CMEIs
29/02/2012
O encontro iniciou com a
apresentação das novas pedagogas de algumas unidades da regional, e em seguida foi
realizado o momento cultural sobre as tirinhas da Mafalda, criação do
cartunista Quino.
O primeiro assunto da pauta foi a
apresentação sobre a estrutura da formação continuada na rede, que é efetivada
em cadeia a partir do departamento por intermédio de formadores do Instituto
Avisa Lá, passando pelos núcleos regionais e chegando às unidades, onde as
pedagogas fazem a formação dos profissionais.
A seguir foram apresentadas as
metas de trabalho com o conhecimento matemático para o ano de 2012, entre elas
a identificação dos jogos nas salas, a utilização do jogo em diferentes tempos
e espaços e a confecção de jogos pelas crianças. Foi também informado o eixo
temático para o 2º semestre, que será a área de formação humana das relações
sociais e naturais.
O próximo assunto foi sobre a
elaboração do plano de formação, com as orientações iniciais para a
constituição deste instrumento. Foi lembrado que o plano é um elemento
exclusivamente pedagógico e que deve ser implementado pelas pedagogas durante
as permanências e sábados pedagógicos. Foram apontados os elementos básicos que
constituem o plano, como a caracterização, diagnóstico, foco de trabalho, objetivos
e metas, além dos mecanismos e instrumentos que serão utilizados e das ações que
serão desenvolvidas no decorrer do ano.
Em seguida foram feitas algumas
colocações pela equipe de pedagogas do núcleo, respondendo aos questionamentos
das pedagogas das unidades, especialmente com relação à organização de pessoal,
formatação e efetivação das permanências.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO –
PINHEIRINHO
SÍNTESE
DO 2º ENCONTRO DE FORMAÇÃO – CMEIs
PEDAGOGAS
28/03/2012
O
encontro teve início com a leitura da síntese do 1º encontro de formação de pedagogas
realizado no dia 24/02 e também de um segundo momento realizado no dia 29/02.
Neste
2º encontro de formação não houve o momento cultural.
Os
objetivos do encontro foram:
- justificar
a inserção dos Projetos Institucionais no Planejamento Anual;
- conceituar
Projeto Institucional e sua função;
- refletir
sobre a elaboração dos Projetos Institucionais.
Em um primeiro momento
foram relembrados alguns pontos importantes do plano de ação e formação das
Unidades e que nos mesmos devem estar contemplados os Projetos Institucionais
onde estes são ações das Unidades e desdobramento do plano de ação. Os projetos
vem de encontro com a avaliação dos Parâmetros de Qualidade e Acessibilidade e
que deve-se refletir se todos os parâmetros realmente estão sendo efetivados na
prática.
A seguir foram citados
alguns critérios e realizado uma reflexão dos mesmos, uma reflexão dos
critérios não consolidados no aspecto quantitativo a partir de um panorama
geral da avaliação dos Parâmetros do Núcleo do Pinheirinho. Foi também discutido
como tornar esses critérios algo funcional para os CMEIs ao qual neste momento
algumas pedagogas exemplificaram suas ações juntamente com a comunidade. Em
seguida houve uma exposição/apresentação e reflexão de imagens de locais onde
ocorrem o período de alimentação das crianças nos CMEIs e alguns cantos de faz
de conta relacionado a alimentação e identidade em diferentes espaços e
momentos.
O próximo assunto abordado
esteve direcionado a elaboração dos Projetos Institucionais: o que é? Qual
objetivo? Como elaborar? Foi lembrado que para a elaboração deve-se elencar
elementos da rotina que mereçam ações integradas, deve-se também consultar o
caderno de objetivos e pensar em ações que envolvam toda a equipe da Unidade e
comunidade, avaliando o processo a partir da escuta das crianças e todos os
envolvidos, pois seu objetivo é a circulação de informações entre os
participantes e procedimentos adequados.
Após a conceituação do
Projeto Institucional e elaboração foi apresentado algumas cenas do filme “A creche
do papai” para uma reflexão sobre a escuta da criança e um olhar diferenciado
perante nossos “pequenos”. Durante esta reflexão verificou-se a importância do
ouvir, planejar e pesquisar onde estes são elementos fundamentais para a
elaboração e execução do projeto institucional.
A partir deste momento
algumas dúvidas foram sanadas com relação a ação pedagógica nos projetos. As
pedagogas formadoras do Núcleo orientaram que existe um projeto institucional
contemplado no plano de ação e que deverá conter propostas no planejamento
anual de todas as turmas, pois os projetos devem fazer parte do cenário de
aprendizagem do CMEI. As ações serão diferentes conforme a necessidade de cada
sala, podendo sistematizar algo que já é realizado. Com isto foi apresentado as
etapas para a elaboração do documento escrito onde deverá conter: título, área
de formação humana, objetivos, faixa etária, tempo estimado, material
necessário, desenvolvimento e avaliação.
Em seguida foram feitas
colocações, pelas pedagogas presentes, referentes as atividades permanentes no
berçário relacionando-as às ações dos projetos institucionais.
Ao final do encontro,
seria esboçado um projeto mas, devido ao grande número de questionamentos e
reflexões, não houve tempo para o esboço.
CMEI Monteiro Lobato
Síntese do 3ºEncontro de Formação
Data:11/04/2012
O momento
cultural foi apresentado pela pedagoga Vanessa do CMEI Olga Benário, que nos
trouxe dois vídeos denominados: “Com estrelas na terra” e “As cores das flores”
fazendo uma reflexão sobre o processo de inclusão.
Em seguida,
tivemos uma fala sobre a Rede de Proteção. A profissional Kátia, responsável
conjuntamente com Maria de Fátima e Marinei, pela Rede de Proteção e pelo
Programa Família Curitibana, nos entregou uma apostila contendo um texto para
estudo com os profissionais dos CMEIs e informações sobre a Rede ( O que é? Os
seus objetivos de: tornar visíveis através das notificações os casos de
violência, capacitar os profissionais para a percepção da mesma, oferecer às
vítimas, aos agressores e famílias atendimento e diminuir a reincidência da
violência com acompanhamento dos casos, desenvolvendo ações de prevenção .Esclareceu
ainda sobre a coordenação da Rede, os tipos de violência e deu orientações
sobre o preenchimento das notificações obrigatórias.
Adriana
retomou os objetivos do Encontro de Formação , pontuando a necessidade de
realizarmos um estudo a partir dos documentos fornecidos pela SME sobre os
objetivos do trabalho pedagógico na educação infantil com o bloco de conteúdos
:Números e Sistema de Numeração.Propôs uma atividade em grupo com a leitura do
Caderno de Objetivos localizando aqueles que se referem ao bloco de conteúdos
citado acima..Observou que a forma como os objetivos foram registrados não
contempla o trabalho com este bloco de conteúdos podendo fazer com que os
educadores e os professores, preocupados antecipem erroneamente a função da
escola de sistematização
Cada grupo,
após discussão, apresentou suas conclusões que serão apresentadas e validadas
no próximo encontro com a presença das diretoras .
Os grupos
sugeriram os seguintes objetivos:
-Fazer
tentativas de registro dos números em situações significativas (relacionando
algarismos a quantidades);
-Consultar o
quadro numérico como auxílio de memória;
-Realizar a
récita numérica em diferentes momentos;
-Realizar a
contagem termo a termo;
-Participar
de momentos de composição e decomposição de quantidades;
-Comparar
quantidades de objetos;
Adriana
esclareceu que este levantamento de objetivos é iniciativa das pedagogas deste
Núcleo devido a necessidade que as mesmas perceberam de organizá-los e/ou
construí-los para repasse aos educadores e professores afim de que planejem
atividades adequadas.
A pedagoga
Cristina , do CMEI Hermes Macedo, falou sobre a importância do trabalho com a
Linguagem Matemática que não é contemplado por nenhum objetivo do Caderno de
Objetivos.
Cleonice
explicou para as pedagogas sobre a importância de construir um acervo teórico
do CMEI, organizando os textos recebidos para estudo.Pontuou que eles não são
para acervo individual de quem os recebe mas pertencentes ao grupo de
profissionais.
Glicélia Fadel
Pedagoga-CMEI Monteiro Lobato
Nenhum comentário:
Postar um comentário