terça-feira, 27 de março de 2012

2º Encontro de Formação

O 1º dia do 2º Encontro de formação foi bastante produtivo, revisitamos as metas estabelecidas para o jogo em 2011, acrescentamos as metas para 2012, conversamos um pouco sobre quando o jogo pode ser usado enquanto recurso didático.Justificamos a escolha da área de formação humana identidade que será abordada nos demais encontros de formação.


No segundo momento do encontro tivemos a contribuição da pedagoga Fernanda do CMEI Dona Bertha, contando sobre como a unidade vem organizando o acolhimento das crianças.

Foi bastante significativa a experiência dessa Unidade pois nos permitiu pensar no por quê acolhimento e adaptação não significam a mesma coisa.
Esse é um assunto que precisa ser amplamente abordado em todas as unidades:
O acolhimento diz respeito a forma como as crianças serão recebidas e inseridas no cotidiano, como seus familiares serão abordados, como as rotinas serão apresentadas e as propostas conduzidas, não em quantos dias as crianças levarão saindo em horários fracionados para "cumprir" com o chamado período de adaptação.
Nossas crianças tem direito a frequentar ambientes significativos e repletos de condições favoráveis a suas aprendizagens e nós enquanto profissionais da educação temos o dever de apresentar a elas esses ambientes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário