quarta-feira, 6 de agosto de 2014

FAZ DOCE...SINHÁ MARIA!!

          Com esse título parece que vamos indicar uma receita...nada disso estamos mesmo é de brincadeira!!! 



Da abóbora faz melão,
De melão faz melancia (bis)
Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá
Faz doce Sinhá Maria (bis)
Quem quiser dançar
Vai na casa do Juquinha (bis)
Ele pula, ele roda,
Ele faz requebradinha (bis)

      




      Foi com a aprendizagem dessa brincadeira cantada que iniciamos o Encontro de formação com diretores e pedagogos de CMEI (05-08),  para refletir sobre uma das metas do Brincar que precisamos aprofundar: Tempos organizados para a criança brincar livremente, aprender brincadeiras novas, conversar sobre brincar, as brincadeiras e tomar suas próprias decisões;
       Conhecer como e por quê as crianças brincam é caminho seguro para uma prática educativa que respeita o seu fazer lúdico. A observação atenta das brincadeiras e o respaldo teórico colaboram para que as intervenções dos educadores sejam apropriadas
  Gisela Wajskop  
      
     Os profissionais foram convidados a se reunirem em grupos e escolherem uma brincadeira cantada para compartilharem com o grande grupo. Enquanto conversavam sobre essa proposta as pedagogas de NRE registravam esse momento com olhar atento as falas dos profissionais e como foi o processo de decisão. 
        Essa vivência trouxe para a reflexão da necessidade do olhar atento dos profissionais enquanto as crianças brincam, pois isso alimentará o planejamento de nossas práticas. A Homologia dos processos nos proporcionou essa análise, como bem considerou nossa gestora Tábata.Assim lançamos a proposta de trabalho para continuidade das reflexões em cada unidade, que dará subsídios para novas ações. 



           Ainda falando sobre o protagonismo infantil e a escuta da criança assistimos um trecho do vídeo "Brincantes" de Nélio Spréa, que retrata a produção de cultura pelas crianças.  
             O processo de transição das crianças do pré para o 1º ano do Ensino Fundamental foi discutido, pensando nas propostas que fazem sentido para elas. 
              Divulgamos o 8º Seminário de Educação Infantil e ficaremos aguardando o envio do material, pois sabemos que trabalho nas unidades não falta. 
          Para finalizar conversamos sobre a carta da Vovó Gertrudes, pensada pela SETRAN especialmente para Educação Infantil. A Beatriz já a desenhou com a Vovó. Cada gestor levou seu material e com certeza ricas produções irão surgir entre as crianças.
                
Agradecemos em especial a E.P.A do CMEI São Carlos pelo momento cultural que realmente foi uma delícia!!!Valorizando a produção das crianças!!




2 comentários:

  1. Nos divirtimos e aprendemos muito! Parabéns meninas que a cada encontro nos surpreendem com novas estratégias! é muito bom fazer parte dessa equipe.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada vocês pela participação efetiva nos encontros, sempre nos trazendo mais elementos para a discussão.É o trabalho de vocês que alimenta nossa prática.
    Bjos

    ResponderExcluir