quinta-feira, 29 de março de 2012

2º Encontro de Formação - Escolas

Estivemos reunidos hoje no Centro de Capacitação, para a realização do encontro de formação com as escolas.
Foram momentos de discussões e reflexões importantes para o aprimoramento de nosso trabalho pedagógico.


Iniciamos o encontro da tarde com o Momento Cultural oferecido pela equipe da Escola M.Profª. Jurandyr B. Mockell: Como o sonho de um homem virou realidade na vida das pessoas que frequentam os CTGs e ajudam a perpetuar a cultura de seu povo.Parabéns foi um ótimo momento cultural!





Gostaríamos que vocês contribuissem com considerações sobre essa Sequência Didática.
Proposta: Analise-a e faça destaques quanto:
- Área de formação e objetivos;
- Prováveis etapas;
- Frequência;
- Duração;
- Avaliação.

Sequência Didática: Nome Próprio

Área de Formação Humana: Oralidade, Leitura e Escrita

Objetivos:
• Identificar o próprio nome;
• Escrever seu nome para identificar seus pertences e suas produções ( com referência ou de memória).

Faixa etária: 4 a 5 anos

Tempo estimado: 2 meses com frequência de 2 vezes na semana.

Justificativa:
As crianças acabaram de ingressar na Educação Infantil da escola e percebeu-se a necessidade de intensificar o trabalho com o nome próprio, uma das metas previstas no documento Práticas de Oralidade, Leitura e Escrita.

Etapas prováveis:
1ª Etapa: Apresentação da lista com os nomes de todas as crianças da turma, propiciar momentos em que as crianças façam relações com as filipetas de nomes (foto e escrita).

2ª Etapa: Utilizar o alfabeto móvel para a construção do nome tendo como referência a filipeta. Identificando as semelhanças e diferenças entre as letras de seu nome e as dos demais colegas

3ª Etapa: Identificar seu nome em outros espaços ( mochileiro, pertences, porta, produções). Realizando a escrita do seu nome com referência.

4ª Etapa: Apresentar a filipeta de nomes sem a foto.

5ª Etapa: Tentativa de escrita do nome.

Avaliação: Através das observações, das produções das crianças e pautas de observação.

O papel pedagógico no Projeto Institucional

O encontro de ontem trouxe reflexões sobre o projeto institucional:
O que é?
"É um projeto de ação que mobiliza concretamente a ação-reflexão-ação dos envolvidos com propostas de influência imediata na prática."
Bem–vindo,Mundo.p.99
Como organizá-lo?
Elencar elementos da rotina que mereçam ações integradas (bons problemas);
Consultar o caderno de objetivos;
Pensar em ações que envolvam toda a equipe da Unidade e comunidade;
Avaliar o processo a partir da escuta das crianças e de todos os envolvidos.

Como registrá-lo?
Título:
Área de formação humana:
Objetivo:
Faixa etária:
Tempo estimado:
Material necessário:
Desenvolvimento: (etapas para cada uma das turmas)
Avaliação:

Se esses projetos são organizado pelas gestoras e constam no plano de ação por que as pedagogas estiveram conversando sobre eles?
Porque ações efetivas estão diretamente ligadas as aprendizagem das crianças,precisando ser planejadas e constarem tanto no planejamento anual quanto no roteiro semanal,pontuando o que cada turma precisa trabalhar dentro do tema proposto, e essa organização é totalmente pedagógica!!

terça-feira, 27 de março de 2012

2º dia do 2º Encontro de Formação -

O 2ºdia do 2º Encontro de Formação com as pedagogas de CMEI acontecerá nessa quarta-feira, dia 28/03 às 8h.
Estaremos conversando sobre o que são Projetos Institucionais? Que implicações pedagógicas possuem? E qual é a participação de cada uma das turmas em sua execução? .
Contamos com a presença de todas as pedagogas!

Formação um desafio constante!

O processo formativo é um grande desafio a ser vencido em ações diárias baseadas em muita reflexão e intencionalidade.
Pensando nisso iniciamos 2012 com uma desconfortável situação: como dar suporte aos pedagogos que atuam em nossas Unidades no período da tarde? E mais, como acompanhar o trabalho desenvolvido pelos professores que atuam nesse período e acabam não tendo contato com os pedagogos ou os demais profissionais das turmas?
Tentando resolver essas situações realizamos nesse dia 27/03 às 13h30min um encontro com pedagogas e professoras que atuam no período da tarde.
O objetivo desse momento foi proporcionar a reflexão sobre a proposta a ser desenvolvida na Educação Infantil, abordando os documentos que embasam esse processo,pensando na organização dos espaços e tempos e no uso funcional dos materiais de consulta que estão expostos nas paredes.Conversamos também sobre a importância do planejamento anual na organização dos quadros semanais.
Foi uma tarde produtiva com reflexões, questionamentos e aproximação dessas profissionais entre si e com a equipe de pedagogas do núcleo.
O saldo foi bastante posittivo e com certeza outros momentos serão organizados para que o grupo se encontre para estudar e refletir sobre o trabalho pedagógico a ser realizado em suas unidades.

2º Encontro de Formação

O 1º dia do 2º Encontro de formação foi bastante produtivo, revisitamos as metas estabelecidas para o jogo em 2011, acrescentamos as metas para 2012, conversamos um pouco sobre quando o jogo pode ser usado enquanto recurso didático.Justificamos a escolha da área de formação humana identidade que será abordada nos demais encontros de formação.


No segundo momento do encontro tivemos a contribuição da pedagoga Fernanda do CMEI Dona Bertha, contando sobre como a unidade vem organizando o acolhimento das crianças.

Foi bastante significativa a experiência dessa Unidade pois nos permitiu pensar no por quê acolhimento e adaptação não significam a mesma coisa.
Esse é um assunto que precisa ser amplamente abordado em todas as unidades:
O acolhimento diz respeito a forma como as crianças serão recebidas e inseridas no cotidiano, como seus familiares serão abordados, como as rotinas serão apresentadas e as propostas conduzidas, não em quantos dias as crianças levarão saindo em horários fracionados para "cumprir" com o chamado período de adaptação.
Nossas crianças tem direito a frequentar ambientes significativos e repletos de condições favoráveis a suas aprendizagens e nós enquanto profissionais da educação temos o dever de apresentar a elas esses ambientes!

segunda-feira, 26 de março de 2012

2º Encontro de Formação - CMEIs

Os encontros acontecerão nos dias 27 e 28 de março às 8h.
Estaremos discutindo as metas propostas pelo Departamento para o trabalho com jogos na Educação Infantil em 2012.Retomando o foco formativo em Conhecimento Matemático além de compreender o jogo enquanto recurso didático.
Para embasar as discussões estamos indicando a leitura prévia da primeira parte do texto "Jogos e Ensino do Sistema de Numeração" da María Emilia e Susana Wolman.
Serão manhãs cheias de reflexões e discussões que fortalecerão nossa atuação enquanto pedagogas formadoras.
Venham estar conosco!

sexta-feira, 9 de março de 2012

O que nos une enquanto "humanidade" é o leite materno!

Isso mesmo! o leite materno ultrapassa todas as barreiras:de nacionalidade,religião, posição social,convicções políticas ou éticas tornando a todos bebês alimentados por suas mães!!!!
Nessa sexta-feira, 09 de março no Salão de Atos do Parque Barigui, Curitiba comemorou o 5ºaniversário do Programa Mama Nenê!!
Celebramos o empenho de nossas unidades em conscientizar sobre a importância do aleitamento materno, tornando-o uma prática comum para as crianças que frequentam as Unidades de Educação Infantil na cidade .Empenho que foi parabenizado com a entrega de certificados pelo prefeito.
Parabenizamos os CMEIs: Vila Ipiranga, José Carlos Pisani, Dona Bertha, Hermes Macedo, Rurbana, Erondy Silvério, Fani Lerner, Cajueiro e Monteiro Lobato pela conquista dos dez passos do Programa.
Ao final do encontro além de terem ouvido informações sobre os avanços e benefícios do programa todos foram brindados com a participação de Suzi Montserrat!!!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Desenvolvimento Gerencial 2012

Na abertura do programa de Desenvolvimento Gerencial 2012 da Prefeitura de Curitiba, na Ópera de Arame nessa quinta-feira 8 de março, o prefeito Luciano Ducci agradeceu a toda a equipe, especialmente as mulheres que celebram o Dia Internacional da Mulher.
"Nossa equipe é formada por 78% de mulheres. Representam uma grande força para a administração. A metade das nossas secretarias é ocupada por mulheres. São áreas fundamentais, como a Educação, Saúde, Ação Social, Fundação Cultural e Urbanismo, por exemplo", disse ele.

O Programa de Desenvolvimento Gerencial terá oficinas para os servidores nos meses de março e abril. O objetivo da ação é alinhar as práticas gerenciais da Prefeitura para uma gestão focada em resultados. Além de refletir e discutir tudo o que o município desenvolveu nos últimos anos, traçando novas metas de planejamento para a cidade.
As reflexões ficaram por conta de Mario Sérgio Cortella,filosofo, mestre e doutor em Educação, que provocou o público presente com várias indagações, entre elas : Se você não existisse que falta faria?
Será que paramos para pensar nisso? Nossa preocupação não deve ser com a morte, pois é fato, mas deve ser com a maneira que vivemos.Quando nos formos o que deixaremos que não estrague, não apodreça e nem seja objeto de disputa odiosa? Muitas perguntas para por em xeque a visão gerencial da cidade.
Com certeza todos os presentes terão muito para pensar nesse fim de semana!!!!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Refletindo sobre o processo de Transição !!

O 1º Seminário de Integração entre Educação Infantil e Ensino Fundamental teve abertura realizada pela Secretária Liliane Casagrande Sabbag que falou sobre as recentes conquistas da carreira do magistério.

Posteriormente a Diretora do Departamento de Educação Infantil Ida Regina Milléo de Mendonça fez uma breve contextualização dessa modalidade de atendimento e como está estruturado o trabalho na Educação Infantil.


As coordenadoras de Alfabetização do Ensino Fundamental Sandra Mara Castro dos Santos e Haudrey Fernanda B. Foltran Cordeiro também falaram sobre o material entregue no evento: Orientações para o trabalho com o 1º ano do Ensino Fundamental - 2012.
O principal objetivo desse evento foi refletir sobre o processo de transição das crianças da EI para EF. Outras ações serão realizadas com essa finalidade, como por exemplo os assessoramentos organizados pelo Núcleo para os primeiros anos.
Foram convidados para o Seminário pedagogo de referência da educação infantil nas escolas, professoras de primeiro ano, pedagogas da equipe Regional (NRE).
Os presentes puderam conhecer práticas desenvolvidas na Educação Infantil e orientações para o trabalho com o 1º ano do Ensino Fundamental. Esse momento ocorreu nos dois períodos: manhã e tarde.

domingo, 4 de março de 2012

Seminário de Integração Educação Infantil e Ensino Fundamental

Acontecerá nessa segunda-feira 05/03/2012 no Colégio Estadual do Paraná com o objetivo de aproximar o Ensino Fundamental da concepção pedagógica da Educação Infantil.
Ótima iniciativa para fortalecer a Educação em Curitiba!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Acolhimento


Que em qualquer dia letivo estejamos pensando no acolhimento as nossas crianças!

Plano de Formação!!!!

Nos encontros de Formação dos dias 24 e 29/02 com as pedagogas de CMEIs foi aprofundado o conhecimento dos elementos que compõe o Plano de Formação. Segue abaixo resumidamente o que cada elemento contempla para auxiliar na escrita.

1º Caracterização Do Grupo De Profissionais
Formação inicial;
Estruturação da permanência;
Aprendizagens na formação continuada;
Perfil do grupo
- Experiência na função
- Rotatividade
- Principais potencialidades e dificuldades do grupo

2º Diagnóstico
Foco formativo:Conhecimento Matemático
Por turmas – Geral
Diagnóstico não é um recurso de crítica ou de levantamento de defeitos, mas um instrumento fundamental para conhecer as reais dimensões dos problemas que envolvem o contexto educativo, bem como para identificar os fatores que dificultam ou facilitam o processo, a fim de subsidiar “forças” para a superação dos problemas identificados” (Roberlayne Roballo)

3º Foco De Trabalho (Fundamentação Teórica)
Jogo (cultura humana e estratégia para o trabalho com os conhecimentos matemáticos)
Conhecimento Matemático (consultar textos referência no blog)

4º Objetivos: O que queremos alcançar no decorrer do processo formativo?
5º Metas: O que queremos atingir quantitativamente ao término do trabalho formativo?
6º Ações: Quais estratégias formativas utilizarei para atingir os objetivos e consequentemente as metas? (consultar texto do Livro: Bem Vindo! Mundo - Estratégias formativas)
7º Cronograma: Como serão distribuídas as ações dentro do tempo previsto? (Incluindo sábado pedagógico)
8ºAvaliação: Os objetivos e metas foram alcançados? O que você retomaria?

“... A avaliação deve servir basicamente para intervir, modificar e melhorar a nossa prática, a evolução e a aprendizagem...”(Bassedas)

Lembrando que a entrega do Plano será dia 22/03 impreterivelmente, via malote. Bom trabalho!

CMEIs - Pedagogas iniciantes!

Devido a capacitação intensiva que as pedagogas iniciantes estão recebendo do Departamento de Educação Infantil não foi possível a presença delas no 1º Encontro de Formação das Pedagogas de CMEIs proporcionado pela Equipe de Pedagogas da Educação Infantil do NRE PN no dia 24/02 com os objetivos abaixo:
- Expor o processo formativo do NRE/PN: encaminhamento;
- Retomar o foco Formativo 2011;
- Apresentar metas do Departamento de Educação Infantil para 2012;
- Discutir sobre os elementos do Plano de Formação.
Pensando na relevância das temáticas no dia 29/02 foi retomado este estudo com as Pedagogas iniciantes.
Neste primeiro semestre será dado continuidade ao estudo do Conhecimento Matemático.Destacou-se também as metas do Departamento de Educação Infantil em relação ao Jogo:
- Jogos em caixas identificadas e com o registro do número de peças;
- Crianças usando com cuidado e guardando os jogos;
- Criação e confecção dos jogos pelas crianças;
- Diferentes interações das crianças;
- Tempo específico para jogos;
- Jogos realizados em diferentes espaços.
O encontro foi marcado por questionamentos e comentários significativos sobre o trabalho a ser desenvolvido nas unidades.