sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Diga por onde andas e eu te direi quem és!!!



Te procuro
nas coisas boas

em
nenhuma

encontro inteiro

em cada uma
te inauguro
.


Alice Ruiz



       Em meio aos versos que nos remetem à uma busca positiva e cíclica, permeada por descobertas e conquistas, iniciamos os nossos encontros e reencontros com as equipes de CMEIs e Escolas PN em 2016. Com o objetivo de acolher, conhecer e apresentar-se, nossa equipe de pedagogas da Educação Infantil visitou as unidades que passaram a compor o quadro atendido pela Regional neste ano, como também àquelas que já faziam parte desta caminhada formativa.

O percurso foi gratificante revelando investimentos iniciais criativos, envolventes e valiosos para a continuidade deste processo, demonstrando a acolhida das equipes, discussões administrativas e pedagógicas, organização dos ambientes e ações a partir dos estudos na SEP. 
Um exemplo interessante foi a ação no CMEI Vila Leão onde a equipe foi recebida com um momento planejado pela E.P.A a partir da cultura árabe (a qual faz parte da vida de alguns dos profissionais)ampliando conhecimentos através da dança e alimentação típica. 

Um pouco de imagens para ilustrar essa andança...
 CMEI VILA LEÃO

CMEI SÃO CARLOS
 





 
CMEI PARQUE INDUSTRIAL


CMEI VILA IPIRANGA



CMEI VILA LINDÓIA



 
CMEI ERALDO KUSTER

CMEI OLGA BENÁRIO



CMEI JARDIM PARANÁ
CMEI PINHEIRINHO



CMEI VILA FANNY



EM CLAUDIO ABRAMO
EM IVAIPORÃ
CEI EXPEDICIONÁRIO


EM MARINGÁ


Compartilhamos aqui também, um pouco da ação que realizamos no dia 12/02 com os CMEIs Vila Formosa, Vila Fanny, Uberlândia e Independência, com o objetivo de contribuir nas reflexões sobre Tempos e Espaços de Aprendizagem, propondo um repensar sobre a cultura.





Agradecemos a acolhida feita pela gestora Daniele e a equipe da unidade para este encontro
que ocorreu no período da manhã no CMEI Independência, bem como, a disposição dos profissionais do CMEI Vila Fanny que se deslocaram e se fizeram presentes no encontro.


         para conhecer melhor o outro... que tal pegar sua filipeta de nome, ler o trecho da música atrás e procurar o amigo que completa a letra da música e depois soltar a voz...quem são as cantoras??









                 As discussões sobre o conceito de Cultura após  a pesquisa no entorno trouxe reflexões muito produtivas.

               


         Com os objetos trazidos a equipe do NRE criou contextos que compunham a sala quando retornaram da visita ao entorno, o que permitiu discutir sobre como os elementos de sala na organização do ambiente com as crianças podem ser pensados!!







                        
            No período da tarde foi a vez de receber os CMEIs Vila Formosa e Uberlândia...











“Da mesma forma que o ser humano, uma comunidade tem um corpo físico — suas casas, seus caminhos, vielas, escadarias. Também tem um corpo vital, criado aos poucos: a vida ali flui como o sangue em nosso corpo, carregado de alimento. Uma comunidade torna-se um organismo vivo: com corpo físico, corpo vital e alma, com uma identidade”.



Um olhar para o entorno...










                     Saímos do encontro pensando em perspectivas de trabalho que ampliem o olhar e promovam novas experiências às crianças. Um convite que não se limita ao período de SEP, mas se estende ao cotidiano.
















4 comentários:

  1. Grande beijo a todas, tanto ao grupo de professoras do amado CMEI Uberlandia, quanto a Cleunice pedagoga muito competente.

    ResponderExcluir
  2. É pedagogas, vocês são incríveis, que ponta pé acertivo!
    Iniciar um ano, um caminho, caminhando, percorrendo pelos "contextos";
    E agora com certeza, vão para os "textos", as teorias já construídas.
    E sabem no que isso vai resultar?
    Em novos contextos!
    Fazer parte desse povo, e junto construir histórias é bom demais...

    ResponderExcluir
  3. A Semana de Estudos Pedagógicos é um momento privilegiado para aprofundar conhecimentos e nortear o trabalho pedagógico da unidade, através de reflexões e discussões que favorecem aprendizagens significativas para os nossos funcionários buscamos a cada dia melhorar ainda mais o nosso trabalho, agradecemos a equipe do NRE pelas grandes contribuições trazidas neste momento, bem como as colegas do CMEI Vila Fanny pela manhã agradável.

    ResponderExcluir
  4. Olá suas lindas! Obrigada por compartilhar sobre as "andanças" de vocês. Sempre aprendo. A proposta da SEP foi muito rica. Pudemos perceber que temos muito trabalho pela frente e nosso grande desafio é valorizar a cultura das nossas crianças e famílias. Bora focar o olhar! Abençoado 2016 pra todas nós. Beijão.

    ResponderExcluir