terça-feira, 21 de outubro de 2014

TROCANDO AS MALAS - INTEGRAÇÃO ENTRE PEDAGOGOS

       



     Hoje, continuamos ouvindo as comunicações de mais seis pedagogas, falando sobre seu processo formativo na unidade. 

       O Trocando as Malas que agora ocorre anualmente é dividido em dois dias, quatro grupos, 2 pela manhã e 2 a tarde, envolvendo todos os 26 CMEIs e 22 Escolas com Educação Infantil. 

        No início dos encontros apresentamos a história do Trocando as Malas que se mistura com a história das pessoas...quantas imagens mostram pedagogos hoje gestores de unidades, outros que continuam na EI em outros espaços e aqueles que permanecem, buscando aprofundamento sempre. 
 

Nosso lema é: não importa o tamanho de sua bagagem, mas sim a disponibilidade em trocá-la, acrescentá-la, ou reorganizá-la para a próxima viagem (novo desafio). 
       
        


      Devido ao foco formativo Brincar, com ênfase na integração, a maioria das experiências trazidas pelas pedagogas, foram no processo de integração. Apesar do objetivo ser o mesmo, cada profissional traçou um percurso próprio pensando nas estratégias formativas para seu grupo, o que enriqueceu as apresentações e reflexões posteriores.






Alessandra - CMEI Santa Rita



Integração com todo o CMEI





  Ana Caroline - CMEI Juril Carnaciali

Integração com toda a unidade

      















 
Ana Paula - Escola Joana Raksa

Percurso do Brincar - Integração com outras turmas







Cintia - CMEI Vó Anna
Integração - CMEI 212 crianças


         Outro destaque foi a presença do pedagogo formador nas escolas, com experiências reais de trabalho, demonstrando que apesar de todas as demandas existentes, se o pedagogo organizar seu tempo, elencar prioridades que não desconsiderem sua atuação em todos os segmentos, consegue avançar no trabalho formativo da escola, não somente com a EI. Segundo a pedagoga Danielle: " a Educação Infantil faz parte da escola, não é um apêndice" 






Danielle - Escola João Amazonas
Professora Silvana prestigiando a apresentação de sua pedagoga.

      



 Primeiro Ano de Avisa Lá nas Escolas - Protagonismo Infantil
   
      Pedagoga Rosana - Escola Vila Zanon
  
      Além dos comunicadores trazerem suas experiências, o que fortalece o momento é a troca que o grupo faz, com abertura para questionamentos, relatos e considerações.


          Agradecemos a todos os participantes e em especial nossa chefe de NRE: Michele, por reservar em sua agenda (repleta de demandas), um momento para estar conosco e ouvir algumas comunicações. Esse apoio, acompanhamento e valorização do trabalho da Educação Infantil, também nos impulsiona a buscar sempre e mais... possibilidades de avançar no processo formativo, pois nosso maior objetivo é auxiliar as equipes das unidades a promoverem ações educativas de qualidade para nossas crianças e hoje pudemos ver muiiitas delas.


Até Solange, pedagoga do fundamental deu uma passadinha lá!

         Obrigada a cada profissional das unidades, representados hoje pelas pedagogas, pois sem o trabalho efetivo de vocês e o acompanhamento e orientação delas não seria possível comemorar tantos avanços nas práticas educativas. Parabéns Equipe do NRE do Pinheirinho!!!!! Ano que vem tem mais...aceitamos inscrições antecipadas!!!!

2 comentários:

  1. Imagino, quantas malas foram trocadas. As vezes nos cansamos de nossa bagagem e queremos por outras coisas, tirar aquilo que já esta velho, dar um realse no que está meio fora de moda. Gosto muito do nome dessas experiência. Ela consegue dar o significado exato do objetivo. Parabéns pedagogas pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ivete! É exatamente essa a essência do trabalho...todos tem como colaborar com sua bagagem e como em qualquer viagem a mala pode voltar revirada, mas sempre com algo que conquistou nesse percurso!

    ResponderExcluir