Hoje, continuamos ouvindo as comunicações de mais seis pedagogas, falando sobre seu processo formativo na unidade.
O Trocando as Malas que agora ocorre anualmente é dividido em dois dias, quatro grupos, 2 pela manhã e 2 a tarde, envolvendo todos os 26 CMEIs e 22 Escolas com Educação Infantil.
No início dos encontros apresentamos a história do Trocando as Malas que se mistura com a história das pessoas...quantas imagens mostram pedagogos hoje gestores de unidades, outros que continuam na EI em outros espaços e aqueles que permanecem, buscando aprofundamento sempre.
Nosso lema é: não importa o tamanho de sua bagagem, mas sim a disponibilidade em trocá-la, acrescentá-la, ou reorganizá-la para a próxima viagem (novo desafio).
Devido ao foco formativo Brincar, com ênfase na integração, a maioria das experiências trazidas pelas pedagogas, foram no processo de integração. Apesar do objetivo ser o mesmo, cada profissional traçou um percurso próprio pensando nas estratégias formativas para seu grupo, o que enriqueceu as apresentações e reflexões posteriores.
Alessandra - CMEI Santa Rita
Integração com todo o CMEI |
Ana Caroline - CMEI Juril Carnaciali
Integração com toda a unidade |
Percurso do Brincar - Integração com outras turmas |
Cintia - CMEI Vó Anna
Integração - CMEI 212 crianças |
Outro destaque foi a presença do pedagogo formador nas escolas, com experiências reais de trabalho, demonstrando que apesar de todas as demandas existentes, se o pedagogo organizar seu tempo, elencar prioridades que não desconsiderem sua atuação em todos os segmentos, consegue avançar no trabalho formativo da escola, não somente com a EI. Segundo a pedagoga Danielle: " a Educação Infantil faz parte da escola, não é um apêndice"
Danielle - Escola João Amazonas
Professora Silvana prestigiando a apresentação de sua pedagoga. |
Primeiro Ano de Avisa Lá nas Escolas - Protagonismo Infantil
Pedagoga Rosana - Escola Vila Zanon |
Além dos comunicadores trazerem suas experiências, o que fortalece o momento é a troca que o grupo faz, com abertura para questionamentos, relatos e considerações.
Agradecemos a todos os participantes e em especial nossa chefe de NRE: Michele, por reservar em sua agenda (repleta de demandas), um momento para estar conosco e ouvir algumas comunicações. Esse apoio, acompanhamento e valorização do trabalho da Educação Infantil, também nos impulsiona a buscar sempre e mais... possibilidades de avançar no processo formativo, pois nosso maior objetivo é auxiliar as equipes das unidades a promoverem ações educativas de qualidade para nossas crianças e hoje pudemos ver muiiitas delas.
Até Solange, pedagoga do fundamental deu uma passadinha lá! |
Obrigada a cada profissional das unidades, representados hoje pelas pedagogas, pois sem o trabalho efetivo de vocês e o acompanhamento e orientação delas não seria possível comemorar tantos avanços nas práticas educativas. Parabéns Equipe do NRE do Pinheirinho!!!!! Ano que vem tem mais...aceitamos inscrições antecipadas!!!!
Imagino, quantas malas foram trocadas. As vezes nos cansamos de nossa bagagem e queremos por outras coisas, tirar aquilo que já esta velho, dar um realse no que está meio fora de moda. Gosto muito do nome dessas experiência. Ela consegue dar o significado exato do objetivo. Parabéns pedagogas pelo trabalho.
ResponderExcluirObrigada Ivete! É exatamente essa a essência do trabalho...todos tem como colaborar com sua bagagem e como em qualquer viagem a mala pode voltar revirada, mas sempre com algo que conquistou nesse percurso!
ResponderExcluir