Nos anos anteriores essa proposta era oferecida somente para pedagogos representantes dos CMEIs, contudo como a Educação Infantil se encontra também no espaço escolar, como não envolver os pedagogos das Escolas na formação?
Uma conquista almejada desde a implementação da gerência da Educação Infantil das Escolas em 2013 e concretizada nesse ano. Realmente esperamos que essa proposta, complete muitos e muitos anos de vida e nos traga alegrias como comemoramos nesses dois dias de apresentações, feitas pelas pedagogas de Escolas que participaram dessa formação. Agradecemos a cada uma delas pela generosidade em compartilhar os saberes que construíram nesse processo e os avanços que perceberam na prática com as crianças, nosso maior objetivo.
O foco abordado em formação, foi o brincar, que desencadeou para cada unidade um investimento. Algumas no processo de integração (crianças de diferentes idades brincando juntas),outras no resgate das brincadeiras tradicionais, qualificação dos cantos de atividades diversificadas, porém todas com o mesmo propósito: possibilitar o protagonismo na cultura infantil, através do brincar.
O foco abordado em formação, foi o brincar, que desencadeou para cada unidade um investimento. Algumas no processo de integração (crianças de diferentes idades brincando juntas),outras no resgate das brincadeiras tradicionais, qualificação dos cantos de atividades diversificadas, porém todas com o mesmo propósito: possibilitar o protagonismo na cultura infantil, através do brincar.
"Queremos continuar sendo artistas no processo de formação...aquele que pensa, desenha, cria e não apenas reproduz e aplica" (Cleonice Silva)
Mas esse processo não seria possível sem a disponibilidade e empenho da equipe de Pedagogas do NRE, que enquanto auxiliam na formação das unidades, aprendem muito sobre o que é constituir-se formador de formadores.
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