quinta-feira, 23 de outubro de 2014

1º Ano - Muitas felicidades...muitos anos de vida!!!

        Desde ontem, no Centro de Formação, a Equipe de Educação Infantil com a consultora Virgínia Gastaldi e pedagogas dos Núcleos Regionais, compartilham o processo formativo desse ano que tem um diferencial: a participação das Escolas com Educação Infantil na formação do Avisa Lá.
     Nos anos anteriores essa proposta era oferecida somente para pedagogos representantes dos CMEIs, contudo como a Educação Infantil se encontra também no espaço escolar, como não envolver os pedagogos das Escolas na formação? 
         Uma conquista almejada desde a implementação da gerência da Educação Infantil das Escolas em 2013 e concretizada nesse ano. Realmente esperamos que essa proposta, complete muitos e muitos anos de vida e nos traga alegrias como comemoramos nesses dois dias de apresentações, feitas pelas pedagogas de Escolas que participaram dessa formação. Agradecemos a cada uma delas pela generosidade em compartilhar os saberes que construíram nesse processo e os avanços que perceberam na prática com as crianças, nosso maior objetivo.
        O foco abordado em formação, foi o brincar, que desencadeou para cada unidade um investimento. Algumas no processo de integração (crianças de diferentes idades brincando juntas),outras no resgate das brincadeiras tradicionais, qualificação dos cantos de atividades diversificadas, porém todas com o mesmo propósito: possibilitar o protagonismo na cultura infantil, através do brincar.



       Em nosso NRE, tivemos a Escola Vila Zanon participando dessa proposta de formação. Agradecemos a gestora Márcia, a pedagoga Rosana, professora Elisa e toda a equipe da escola pelo envolvimento nas ações de formação. Hoje a pedagoga Rosana trouxe os desafios e avanços da proposta na Escola que investiu no protagonismo das crianças, inclusive para além da Educação Infantil, com todos da escola. Finalizou com as propostas de continuidade para 2015. Obrigada Márcia por estar conosco e prestigiar a apresentação feita pela Rosana, que demonstrou como a unidade está priorizando a escuta das crianças para as tomadas de decisões. "Uma escola não mais feita para criança (partindo do que o aduldo acredita ser melhor para elas), mas uma escola da criança (pensada a partir da escuta atenta, que vai além da expressão verbal das crianças), como afirma Rosana". 

     Um agradecimento especial a Pedagoga Suelen, que acompanha a unidade, nossa supervisora Patrícia que devido LTS, não pode estar conosco presencialmente hoje, mas participou de todo processo, a equipe do departamento (diretora e gerentes) e a nossa querida Virgínia que sempre nos conduz a ação reflexiva, nossa analista simbólica que fazendo escolhas, nos proporciona acionar saberes para a nossa tomada de decisão enquanto NRE. 


        
  "Queremos continuar sendo artistas no processo de formação...aquele que pensa, desenha, cria e não apenas reproduz e aplica" (Cleonice Silva) 
         

          Mas esse processo não seria possível sem a disponibilidade e empenho da equipe de Pedagogas do NRE, que enquanto auxiliam na formação das unidades, aprendem muito sobre o que é constituir-se formador de formadores. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário