segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A vida como ela é: Um dia do Pedagogo no CMEI!

          Neste semestre temos refletido acentuadamente com nossos pedagogos como nos constituímos pedagogos... concluíndo que esse percurso não se encerra jamais.
 
          O estudo de um dia de Bruno na creche, conduziu o olhar do pedagogo para a rotina das crianças e essa abordagem foi discutida com as equipes de profissionais das unidades. Cada pedagoga de NRE referência do CMEI, acompanhou uma permanência onde a pauta tratava de uma fragilidade percebida pelo pedagogo ao fazer o relato. Foi uma experiência enriquecedora que já realizamos em outro momento, mas que com certeza repetiremos várias vezes, pois assim nos aproximamos ainda mais da prática das unidades, conversamos com os profissionais e pudemos dar maior suporte para nosso pedagogo, respaldando seu trabalho formativo.




 
         Neste encontro de formação 08-10, numa proposta paralela, cada pedagogo recebeu pessoalmente a devolutiva escrita do acompanhamento da permanência para repensar sua prática. E para concluir esse ciclo os pedagogos agora são convidados e fazer sua devolutiva desse momento. De que forma essa estratégia formativa colaborou com sua prática?
 



 
          Tivemos também a socialização do processo formativo da pedagoga Luciana, do CMEI Caximba, que compartilhou como foi a experiência do relato e os desmembramentos em sua ação formativa. Obrigada Luciana por reforçar o trabalho colaborativo na rede.
 
           Silvana Augusto nos alerta para a diferença entre vivência e experiência. Segundo ela podemos vivenciar em um dia inúmeras atividades que pouco nos afeta, agora experiência é o que toca o sujeito de modo a promover mudanças importantes em seu comportamento, na visão de mundo, no modo de se expressar.
         Esperamos que nossos encontros de formação sejam experiências significativas para cada participante como é para nós pedagogas do NRE.

Preparação para o Encontro de Formação
 
          " A experiência é fruto de uma elaboração, portanto, mobiliza diretamente o sujeito, deixa marcas, produz sentidos...constitui um aprendizado em constante movimento".
         Obrigada pela parceria de todos e até nossa próxima experiência juntos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário