Na semana passada iniciou-se um ciclo de palestra sobre Protagonismo Infantil para os profissionais dos CMEIs da Rede Municipal de Curitiba com Paulo Fochi. E ninguém melhor do que ele próprio para se apresentar. Texto retirado do seu blog:
Sou o Paulo Sergio, de sobrenome Fochi, conhecido por o Paulo,
dançandor e arteiro, ou, como as crianças que passaram pela minha vida
me chamavam, professoro, pedagogo como profissão já faz tempo, por
acreditar que é aqui que se estabelecem as relações entre aqueles que são
humanos. Apaixonadamente vou por ai compartilhando coisas que guardo no
meu coisário, partilhando ideias por diversos lugares, assessorando,
consultoriando, e mais recentemente, escrevendo.Busco nesta minha
artividade cutucar, inquietar, espantar, por tudo de ponta cabeça, fazer
duvidar e relativisar verdades que foram postas como únicas...
Basicamente, sou uma pessoa independente e de orelhas verdes, o que é
terrivelmente ameaçador pra muitos, sou alguém que está em trânsito, um
free-lancer em todos os aspectos da vida...uma metamorfose ambulante...
sou o Paulo!
Nossos pedagogos tiveram a oportunidade de ouví-lo dia 14/05 e compartilhamos os relatos que nos enviaram:
" A palestra foi elucidativa, pois Paulo Fochi ao
resgatar a importância das ações do cotidiano relacionados a vida concreta das
crianças, suscita um olhar critico frente ao que fazemos no cmei. A reflexão
proposta sobre valorizarmos a heterogeneidade das turmas, evitando as
constantes propostas coletivas que desconsideram a individualidade de cada
criança. Outro ponto foi não confundir o protagonismo infantil com o equivoco
de não planejar. Todas as ações necessitam de planejamento, mesmo aquelas que
parecem rotineiras e óbvias. deste modo, creio que refletir a cada ação, evitar
as atividades automáticas e se indagar: o que esta (s) atitude
(s)significa (m) para as crianças?"
Pedagoga Alessandra Borges (CMEI Dalagassa)
"A palestra foi ótima, adorei! Além de tudo que já estudamos e
conversamos nas formações sobre a escuta da criança, o papel do
educador, a importância da observação e das mediações, entre outros, o
aspecto mais importante que a palestra pode contribuir está em acreditar
nas capacidades das crianças, envolver-se em suas necessidades ao
desvendar o mundo que as cerca e propiciar condições para que as
aprendizagens impulsionem de maneira crescente as habilidades adquiridas
e ou desenvolvidas. Estar atento às necessidades infantis e AGIR frente
ao que observamos atentamente são os grandes pontos chaves! Que bom
que pudemos conhecer o trabalho deste profissional e sermos agraciados
com a sua fala, isso revela o quanto a rede está preocupada com a
formação dos profissionais que compõem e realizam a educação infantil em
nossa cidade! Verdadeiro privilégio!
Pedagoga Rafaele (CMEI Olga B. Prestes)
" Gostaria de deixar
registrado que gostei muito da palestra do Paulo Fochi, acredito que sua fala
trouxe muitas contribuições para nós formadores e assim como para os educadores
que atuam diretamente com nossas crianças. Sua fala nos trouxe
muitas reflexões e a certeza de que estamos no caminho certo para tornarmos a
educação de nossos pequenos cada vez melhor e mais significativa.
Pedagoga Ana Caroline (CMEI Juril Carnasciali)
" Eu adorei a palestra! Alguns pontos comentados por ele são importantes, como
autonomia, protagonismo infantil, atividades equivocadas que ainda são
realizadas nos CMEIs, o respeito pelo tempo da criança...enfim, muito bom!"
Pedagoga Alessandra Licheski (CMEI Santa Rita)
" A palestra foi ótima tratou com propriedade
sobre o assunto vem bem de encontro com as orientações dadas nas nossas
formações, trouxe a reflexão novamente as diretrizes porém com uma visao não
mais por area de formação e sim por campos de experiencia... isso chamou minha
atenção e despertou curiosidade em retomar este documento, mas foi perceptível
que estamos no caminho e ainda temos muito a avançar. Pedagoga Marjane (CMEI Eraldo Kuster)
"Com
relação a Palestra de Paulo Fochi, achei alguns pontos significativos porém
já conhecidos pelos cursos oferecidos pela nossa Prefeitura Municipal de
Curitiba. As
crianças devem vivenciar um processo de investigação e tentativas e devem ter
condições de poder resolver suas perguntas e curiosidades dentro de um
contexto. Temos
que pensar no tempo, no espaço, nos materiais, etc. e construir processos
significativos autônomos e não automatizados.
Elas
devem ter condições para descobrir como funcionam as coisas e devemos dar
garantias para que as experiências sejam delas e que possam compô-las e
participar delas."
"A fala de Paulo foi muito significante,
pois acrescentou bastante para minha prática, tanto no que se refere aos
fundamentos teóricos, como com os exemplos que o profissional apresentou.Considero muito boa a fala do
profissional em questão e espero ter a oportunidade de assisti-lo outras vezes."
Pedagogos Gerbina e Wallace (CMEI Fani Lerner)
" A palestra veio de encontro
com as reflexões e questionamentos que venho fazendo sobre concepção de
criança, as práticas pedagógicas , do cuidar, da documentação pedagógica
(estaremos focando nas filmagens) como uma prática formadora (dando significado
ao registro). Ajudou a ampliar a minha
visão sobre o que é protagonismo infantil, compreendendo a importância de
diferenciar "automatização" de "autonomia". A forma da
abordagem do palestrante e como media as práticas com as profissionais da
educação me chamou a atenção, pois percebo que esse momento é um momento de
formação, pois em algumas situações não medio no momento, ou deixo passar. Pude
refletir muito sobre o respeito às diferenças e o tempo de aprendizagem das
crianças e das mudanças que o CMEI necessita realizar para atender
, acolher a criança e propiciar os momentos de aprendizagem, e concepção de
currículo. A questão da alimentação e da "hora do sono" foram bem
colocadas, acho que precisamos repensar com as profissionais sobre esses
momentos.A palestra trouxe um entusiasmo maior ainda pela educação infantil.
Deu um gostinho de quero mais."
Pedagoga Nelly (CMEI José Carlos Pisani)
"Desde o primeiro momento em que foi para a Unidade, que haveria este
ciclo de palestras, fiquei curiosa e motivada a participar e realmente
este encontro superou minhas expectativas e me motivaram a intensificar
os estudos a cerca da concepção de criança e infância com o intuito de
ter mais argumentos para melhorar as práticas em nosso CMEI, partindo
das reflexões apontados pelo palestrante: como conhecer as crianças que
recebemos em nossa unidade; os profissionais que atendem as crianças
devem "querer saber" sobre as crianças que atendem; ter conhecimento
amplo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para EI, compreensão do
que é currículo na EI e principalmente que todas as ações na EI são
pedagógicas e devem ser planejadas."
Pedagoga Giovana (CMEI Gramados)
Agradecemos a todos os pedagogos que nos ajudaram, através de suas escritas, a demonstrar a importância da palestra para nossa formação continuada. Finalizamos as considerações com o relato entusiasmado da Pedagoga Valquiria do CMEI Vó Anna, pois acreditamos que o conhecimento deve estar sempre acompanhado da ação e da alegria de aprender.
" Nossaaaaaa,
que tudoooooo!!!! hehehe, desculpe a empolgação!
Enfim, tudo o que ele falou é o que eu realmente acredito quando se trata de crianças da Educação Infantil (para todas as crianças na verdade, de 0 a 90 anos), só veio a afirmar a minha concepção. E vejo um avanço na nossa rede quando adaptamos na nossa rotina e no planejamento diário as integrações com crianças de diferentes idades. E aqui na nossa Unidade estamos ampliando as integrações para 3 vezes por semana por considerarmos esse momento como "fonte" riquíssima de experiência no desenvolvimento das crianças. E ainda acredito que poderíamos avançar mais ainda, mas muita coisa precisa ser revista e readaptada, porém, vejo essa perspectiva com a construção da nova diretrizes de Curitiba, a construção do PPP que já tem nos oportunizado estudos reflexivos sobre o protagonismo e autonomia infantil e percebo que a fala do Prof. Paulo para todos os profissionais vem a contribuir mais ainda, mas é claro que em algumas situações que isso ainda não é o suficiente pois alguns profissionais (a minoria) tem o discurso pronto sobre as questões da rotina estabelecida e não enxergam as possibilidades de readaptação, mas enfim, é um passo de cada vez, e como eu disse, a integração é um grande passo dado." Pedagoga Valquiria (CMEI Vó Anna)
Enfim, tudo o que ele falou é o que eu realmente acredito quando se trata de crianças da Educação Infantil (para todas as crianças na verdade, de 0 a 90 anos), só veio a afirmar a minha concepção. E vejo um avanço na nossa rede quando adaptamos na nossa rotina e no planejamento diário as integrações com crianças de diferentes idades. E aqui na nossa Unidade estamos ampliando as integrações para 3 vezes por semana por considerarmos esse momento como "fonte" riquíssima de experiência no desenvolvimento das crianças. E ainda acredito que poderíamos avançar mais ainda, mas muita coisa precisa ser revista e readaptada, porém, vejo essa perspectiva com a construção da nova diretrizes de Curitiba, a construção do PPP que já tem nos oportunizado estudos reflexivos sobre o protagonismo e autonomia infantil e percebo que a fala do Prof. Paulo para todos os profissionais vem a contribuir mais ainda, mas é claro que em algumas situações que isso ainda não é o suficiente pois alguns profissionais (a minoria) tem o discurso pronto sobre as questões da rotina estabelecida e não enxergam as possibilidades de readaptação, mas enfim, é um passo de cada vez, e como eu disse, a integração é um grande passo dado." Pedagoga Valquiria (CMEI Vó Anna)
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