sábado, 17 de maio de 2014

PROTAGONISMO INFANTIL

      
           Na semana passada iniciou-se um ciclo de palestra sobre Protagonismo Infantil para os profissionais dos CMEIs da Rede Municipal de Curitiba com Paulo Fochi. E ninguém melhor do que ele próprio para se apresentar. Texto retirado do seu blog:


Sou o Paulo Sergio, de sobrenome Fochi, conhecido por o Paulo, dançandor e arteiro, ou, como as crianças que passaram pela minha vida me chamavam, professoro, pedagogo como profissão já faz tempo, por acreditar que é aqui que se estabelecem as relações entre aqueles que são humanos. Apaixonadamente vou por ai compartilhando coisas que guardo no meu coisário, partilhando ideias por diversos lugares, assessorando, consultoriando, e mais recentemente, escrevendo.Busco nesta minha artividade cutucar, inquietar, espantar, por tudo de ponta cabeça, fazer duvidar e relativisar verdades que foram postas como únicas... Basicamente, sou uma pessoa independente e de orelhas verdes, o que é terrivelmente ameaçador pra muitos, sou alguém que está em trânsito, um free-lancer em todos os aspectos da vida...uma metamorfose ambulante... sou o Paulo!
          Nossos pedagogos tiveram a oportunidade de ouví-lo dia 14/05 e compartilhamos os relatos que nos enviaram:

       " A palestra foi elucidativa, pois Paulo Fochi ao resgatar a importância das ações do cotidiano relacionados a vida concreta das crianças, suscita um olhar critico frente ao que fazemos no cmei. A reflexão proposta sobre valorizarmos a heterogeneidade das turmas, evitando as constantes propostas coletivas que desconsideram a individualidade de cada criança. Outro ponto foi não confundir o protagonismo infantil com o equivoco de não planejar. Todas as ações necessitam de planejamento, mesmo aquelas que parecem rotineiras e óbvias. deste modo, creio que refletir a cada ação, evitar as  atividades automáticas e se indagar: o que esta (s) atitude (s)significa (m) para as crianças?"
Pedagoga Alessandra Borges (CMEI Dalagassa) 


        "A palestra foi ótima, adorei! Além de tudo que já estudamos e conversamos nas formações sobre a escuta da criança, o papel do educador, a importância da observação e das mediações, entre outros, o aspecto mais importante que a palestra pode contribuir está em acreditar nas capacidades das crianças, envolver-se em suas necessidades ao desvendar o mundo que as cerca e propiciar condições para que as aprendizagens impulsionem de maneira crescente as habilidades adquiridas e ou desenvolvidas. Estar atento às necessidades infantis e AGIR frente ao que observamos atentamente são os grandes pontos chaves! Que bom que pudemos conhecer o trabalho deste profissional e sermos agraciados com a sua fala, isso revela o quanto a rede está preocupada com a formação dos profissionais que compõem e realizam a educação infantil em nossa cidade! Verdadeiro privilégio!
Pedagoga Rafaele (CMEI Olga B. Prestes)


        " Gostaria de deixar registrado que gostei muito da palestra do Paulo Fochi, acredito que sua fala trouxe muitas contribuições para nós formadores e assim como para os educadores que atuam diretamente com nossas crianças. Sua fala nos trouxe muitas reflexões e a certeza de que estamos no caminho certo para tornarmos a educação de nossos pequenos cada vez melhor e mais significativa.
Pedagoga Ana Caroline (CMEI Juril Carnasciali)  


         " Eu adorei a palestra! Alguns pontos comentados por ele são importantes, como autonomia, protagonismo infantil, atividades equivocadas que ainda são realizadas nos CMEIs, o respeito pelo tempo da criança...enfim, muito bom!"
Pedagoga Alessandra Licheski (CMEI Santa Rita)

 

    " A palestra foi ótima tratou com propriedade sobre o assunto vem bem de encontro com as orientações dadas nas nossas formações, trouxe a reflexão novamente as diretrizes porém com uma visao não mais por area de formação e sim por campos de experiencia... isso chamou minha atenção e despertou curiosidade em retomar este documento, mas foi perceptível que estamos no caminho e ainda temos muito a avançar.                                                                                         Pedagoga Marjane (CMEI Eraldo Kuster)





     "Com relação a Palestra de Paulo Fochi, achei alguns pontos significativos porém  já conhecidos pelos cursos oferecidos pela nossa Prefeitura Municipal de Curitiba. As crianças devem vivenciar um processo de investigação e tentativas e devem ter condições de poder resolver suas perguntas e curiosidades dentro de um contexto. Temos que pensar no tempo, no espaço, nos materiais, etc. e construir processos significativos autônomos e não automatizados. Elas devem ter condições para descobrir como funcionam as coisas e devemos dar garantias para que as experiências sejam delas e que possam compô-las e participar delas."

      "A fala de Paulo foi muito significante,  pois acrescentou bastante para minha prática,  tanto no que se refere aos fundamentos teóricos,  como com os exemplos que o profissional apresentou.Considero muito boa a fala do profissional em questão e espero ter a oportunidade de assisti-lo outras vezes."
 Pedagogos Gerbina e Wallace (CMEI Fani Lerner) 


      " A palestra veio de encontro com as reflexões e questionamentos que venho fazendo sobre concepção de criança, as práticas pedagógicas , do cuidar, da documentação pedagógica (estaremos focando nas filmagens) como uma prática formadora (dando significado ao registro). Ajudou a ampliar a minha visão sobre  o que é protagonismo infantil, compreendendo a importância de diferenciar "automatização" de "autonomia". A forma da abordagem do palestrante e como media as práticas com as profissionais da educação me chamou a atenção, pois percebo que esse momento é um momento de formação, pois em algumas situações não medio no momento, ou deixo passar. Pude refletir muito sobre o respeito às diferenças e o tempo de aprendizagem das crianças  e das mudanças que o CMEI  necessita realizar para atender , acolher a criança e propiciar os momentos de aprendizagem, e concepção de currículo. A questão da alimentação e da "hora do sono" foram bem colocadas, acho que precisamos repensar com as profissionais sobre esses momentos.A palestra trouxe um entusiasmo maior ainda pela educação infantil. Deu um gostinho de quero mais."

 Pedagoga Nelly (CMEI José Carlos Pisani)

     "Desde o primeiro momento em que foi para a Unidade, que haveria este ciclo de palestras, fiquei curiosa e motivada a participar e realmente este encontro superou minhas expectativas e me motivaram a intensificar os estudos a cerca da concepção de criança e infância com o intuito de ter mais argumentos para melhorar as práticas em nosso CMEI, partindo das reflexões apontados pelo palestrante: como conhecer as crianças que recebemos em nossa unidade; os profissionais que atendem as crianças devem "querer saber" sobre as crianças que atendem; ter conhecimento amplo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para EI, compreensão do que é currículo na EI e principalmente que todas as ações na EI são pedagógicas e devem ser planejadas."
 Pedagoga Giovana (CMEI Gramados)  


          Agradecemos a todos os pedagogos que nos ajudaram, através de suas escritas, a demonstrar a importância da palestra para nossa formação continuada. Finalizamos as considerações com o relato entusiasmado da Pedagoga Valquiria do CMEI Vó Anna, pois acreditamos que o conhecimento deve estar sempre acompanhado da ação e da alegria de aprender.
 

                           " Nossaaaaaa, que tudoooooo!!!! hehehe, desculpe a empolgação!
Enfim, tudo o que ele falou é o que eu realmente acredito quando se trata de crianças da Educação Infantil (para todas as crianças na verdade, de 0 a 90 anos), só veio a afirmar a minha concepção. E vejo um avanço na nossa rede quando adaptamos na nossa rotina e no planejamento diário as integrações com crianças de diferentes idades. E aqui na nossa Unidade estamos ampliando as integrações para 3 vezes por semana por considerarmos esse momento como "fonte" riquíssima de experiência no desenvolvimento das crianças. E ainda acredito que poderíamos avançar mais ainda, mas muita coisa precisa ser revista e readaptada, porém, vejo essa perspectiva com a construção da nova diretrizes de Curitiba, a construção do PPP que já tem nos oportunizado estudos reflexivos sobre o protagonismo e autonomia infantil e percebo que a fala do Prof. Paulo para todos os profissionais vem a contribuir mais ainda, mas é claro que em algumas situações que isso ainda não é o suficiente pois alguns profissionais (a minoria) tem o discurso pronto sobre as questões da rotina estabelecida e não enxergam as possibilidades de readaptação, mas enfim, é um passo de cada vez, e como eu disse, a integração é um grande passo dado."                                                                                                                                                                                                                     Pedagoga Valquiria (CMEI Vó Anna)




  


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário