quinta-feira, 28 de abril de 2016

Qual a sua experiência com a cultura?

     Cada encontro de formação proposto é um convite à reflexão, uma provocação ao olhar, um desafio ao formador. Dia 25 de abril tivemos nosso segundo encontro de gestores e pedagogos para aprofundarmos nossos conceitos sobre cultura.


     Muitas discussões foram feitas e percebeu-se o quanto há de senso comum em nossos conhecimentos. Refletir o quanto sabemos sobre:


            
levou o grupo à reelaboração de seus saberes, principalmente quando relacionados em sua implicação na prática cotidiana dos CMEIs. Foi bastante provocativo, e nas palavras do gestor Edvaldo: "me sinto um europeu chegando ao Brasil de navio" fazendo referência à aculturação e sua relação com a prática educativa. 
      O sociólogo Boaventura de Sousa Santos nos diz que é preciso

  "lutar pela igualdade sempre que as diferenças nos discriminem e lutar pelas diferenças sempre que a igualdade nos descaracterize".

     Lançamos indagações para a reflexão sobre a prática - O que personaliza sua unidade? Como ampliar essa personalização?  Sabemos que ainda é preciso exercitar o olhar para perceber qual é a cultura local, como ela se faz presente no cotidiano, e esse foi o desafio a ser encarado pelas Equipes Pedagógicas e seus professores.

      O encontro de pedagogas do dia 26 de abril foi iniciado com um convite a um momento de jogo de livre escolha com as colegas.






Foi retomada a reflexão sobre o conceito de experiência que Larrosa nos propõe, olhando para uma prática vivenciada pelas crianças do CMEI São Carlos, no ano de 2015, que foram visitar a casa de um colega.  
"A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca. A cada dia se passam muitas coisas, porém, ao mesmo tempo, quase nada nos acontece."
 Jorge Larrosa Bondía 

      Os profissionais daquela Unidade favoreceram muitas experiências, registraram falas evidenciando as muitas possibilidades que as crianças tiveram e como ações simples do cotidiano expressam a cultura. 
        O grupo foi surpreendido com o convite a se ver em ação através da filmagem, feita do momento de jogos no início do encontro, e a falar sobre as experiências vivenciadas  - homologia dos processos que favorece o pensar sobre como foi a experiência para cada uma e no seu papel de formadora que precisa apoiar o grupo a avançar no entendimento do conceito de experiência para si e para as nossas crianças.


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