sexta-feira, 15 de abril de 2016

Vidas e relacionamentos compartilhados...Que lugar é esse?

          No dia 07/04, as pedagogas referência da Educação Infantil e as professoras regentes de pré das escolas, reuniram-se manhã e tarde, no auditório I do NRE, para refletir sobre o ambiente educativo...o que o compõe? O que priorizar?


Agradecemos a presença da Gisele- Gerente da Educação Infantil nas Escolas 
        
       Malaguzzi nos auxilia nessa reflexão, pois diz...o ambiente em suas dimensões, deve promover encontros de vidas...experiências compartilhadas...aprendizagens construídas!! 
    Enquanto profissionais devemos pensar em como o ambiente favorece as aprendizagens, por isso pensar na funcionalidade dos elementos que o compõe é essencial, mas em todas as dimensões...para além do espaço físico...como estão as relações nele estabelecidas?
         
         Reflexão essa que teve início no ano passado, acentuando-se na SEP de 2016. Tempos e Espaços de Aprendizagem... esse será nosso foco de investimento
 
        Para ajudar no olhar a essas interações compartilhamos no encontro vídeos com a gravação de momentos de troca entre as crianças e adultos utilizando os elementos de consulta na rotina das crianças. São inspirações que disparam o repensar sobre as práticas!!   
           
          Por isso solicitamos a filmagem de um momento da rotina, onde um dos elementos de consulta estava sendo usado pela professora, para discutirmos no encontro de formação. Pedagoga e professora utilizando o espaço formativo do encontro para refletir sobre a prática cotidiana. Esse movimento começou no encontro e será retomado na supervisão concentrada de Abril, juntamente com o plano de formação das escolas.














          Pensamos que a escola pode ser esse lugar de vida e relacionamentos compartilhados...só depende de como concebemos esse ambiente!!!
 
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário