Na tarde de sexta-feira, 01/04, no espaço da APP Sindicato, muitas pessoas da nossa Rede
Municipal reuniram-se para abraçar um objetivo em comum!
Um objetivo nobre e que requer compromisso.
Criado em 2002, o projeto Abrace vem desenvolvendo até os dias atuais, ações de combate à evasão escolar. Neste seminário, trouxe a reflexão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente _ ECA, na perspectiva dos direitos humanos.
Iniciou com as ideias de Mario Sergio Cortella, num vídeo com contribuições significativas...
Dentre as importantes falas que envolveram o grupo de gestores, pedagogos e funcionários representantes da educação nos diferentes segmentos, destacam-se:
- O lugar do direito à Educação – dos 4 aos 17
- Direito à Proteção
- Direito à Educação
- Atribuições dos NREs, do Conselho Tutelar, das unidades e do Ministério Público
Como princípio a ser considerado, ressalta-se a responsabilidade de todos e não apenas da família, mas principalmente do Estado para a conquista em manter a criança na escola, numa escola que a acolha e oferte educação de qualidade, sobretudo, que prime e zele pelo seu direito em frequentá-la.
Sendo os educadores muito próximos diariamente da realidade familiar da criança/estudante, é função buscar todas as alternativas possíveis para que a necessidade de encaminhamentos de casos relacionados à evasão escolar, ocorra somente em última instância.
Dra. Juliana Gonçalves - Dra Hermínia Diniz - Professoras. Dulcineia e Marilene - Conselheira Tutelar Cláudia - Superintendente da SME Ida Regina Mendonça |
Que a escola seja território de sujeitos de direito e de deveres e não um espaço excludente! Precisamos motivar o educando a usufruir desse direito. Desde a educação infantil podemos e devemos agir diante de situações que não respeitem os direitos da criança.
Na escola: Conselho – Equipe Diretiva – Professores – Equipe Pedagógica – Funcionários:
todos envolvidos no projeto de frequência.
- Fracasso Escolar = baixa frequência, abandono e evasão escolar - ausência
- violação do direito
- FICA – é um protocolo, mas o que deve reger e mobilizar é a preocupação e satisfação com o retorno do aluno à escola.
" O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada". (Cora Coralina)
Abracemos com responsabilidade esta causa, cada um fazendo a sua parte e todos realizados pela conquista.
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