“Bate papo formador” foi assim que a pedagoga
Kellyciane da EM Nair de Macedo referiu-se ao encontro de formação deste mês de maio, durante a leitura de sua síntese. Foi nesse clima
de parceria que iniciamos nossas reflexões, retomando o conceito de experiência, buscando o
aprofundamento e a sensibilização do olhar para suas manifestações no cotidiano da unidade.
A palavra EXPERIÊNCIA nos remete a diferentes entendimentos.
MAS O QUE É REALMENTE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Nossas
reflexões foram muito voltadas ao cotidiano da unidade e ao quanto os momentos
proporcionados precisam considerar os tempos das crianças, a frequência e a
continuidade, sendo a experiência única e intransferível.
...currículo deverá ser
sustentado nas relações, nas interações e em práticas educativas
intencionalmente voltadas para as experiências concretas da vida cotidiana,
para a aprendizagem da cultura, pelo convívio no espaço da vida coletiva e para
a produção de narrativas, individuais e coletivas, através de diferentes
linguagens. (BRASIL, 2009, p. 14)
É fundamental acolher, valorizar e ampliar as curiosidades,
as explorações e investigações das
crianças e criar oportunidades de aprendizagem. Buscar garantir uma
educação infantil de qualidade que respeita a criança em sua totalidade. Garantir o sujeito como centro das ações em uma concepção que acredita na criança
ativa, competente, curiosa, questionadora, com desejos, imaginação e fantasias,
realizamos a dinâmica de exercitar o olhar buscando os princípios da Rede
em uma proposta efetivada em 2015: “Jogo
de xadrez e o contexto medieval” (nosso agradecimento ao CMEI Hermes
Macedo e ao NRE-TQ). A partir desta proposta, com o olhar sensibilizado o desafio é voltar às unidades e repensar o cotidiano considerando as experiências promovidas.
É preciso colocar-se na perspectiva da criança, ouvi-la em suas mais diversas expressões e com ela construir e habitar ambientes de convivência ricos em possibilidades de experiência.
É preciso colocar-se na perspectiva da criança, ouvi-la em suas mais diversas expressões e com ela construir e habitar ambientes de convivência ricos em possibilidades de experiência.
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