segunda-feira, 26 de outubro de 2015

TRANSIÇÃO NO PRINCÍPIO DA ALTERIDADE, UMA AÇÃO NECESSÁRIA



       “Eu" na sua forma individual só pode existir através de um contato com o "outro".

          Neste conceito de alteridade é que pensamos no movimento de transição e nesta segunda (19/10) realizamos um encontro com os profissionais que atuam no primeiro ano do ensino fundamental, equipe de NRE do Ensino Fundamental e Educação Infantil, com o objetivo de socializar a proposta de Educação Rede Municipal de Curitiba para que haja continuidade no processo de aprendizagem sem ruptura.
      

        É importante conhecer o que é próprio de cada etapa e, principalmente, o que é realizado no cotidiano, a fim de se pensar em estratégias que coloquem a criança em primeiro plano, como um ser social, construtor de sua identidade, que investiga, levanta hipótese, reelabora o seu conhecimento, aprende na ação  e pela ação do meio que vive. É fundamental ao pensar na transição da educação infantil para o ensino fundamental a reflexão sobre o desenvolvimento infantil e diante disso analisar como acontece o processo de aprendizagem das crianças
 
          Pensar em ações que envolvam ambas as etapas, para que as crianças possam desde a educação infantil conhecer os espaços e os professores dos anos iniciais do ensino fundamental e promover momentos de trocas e interações é essencial.




         Com esse movimento percebemos quantos saberes são proporcionados na educação infantil e que serão ampliados e aprofundados no ensino fundamental sempre de forma contextualizada e lúdica, visto que o brincar é especifico da infância. É preciso que professores gestores e sociedade em geral valorizem e entendam que o brincar proporciona aprendizagem e desenvolvimento, é que a transição deve ocorrer de forma prazerosa e tranquila para todos os envolvidos. Vamos conhecer as crianças e ouvi-las mais!!!
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO







Nenhum comentário:

Postar um comentário