“Eu" na sua forma individual só pode existir através de um contato com o "outro".
Neste conceito de alteridade é que pensamos no movimento de transição e nesta segunda (19/10) realizamos um encontro com os profissionais que atuam no primeiro ano do ensino fundamental, equipe de NRE do Ensino Fundamental e Educação Infantil, com o objetivo de socializar a proposta de Educação Rede Municipal de Curitiba para que haja continuidade no processo de aprendizagem sem ruptura.
É importante conhecer o que é próprio de cada etapa e, principalmente, o
que é realizado no cotidiano, a fim de se pensar em estratégias que coloquem a
criança em primeiro plano, como um ser social, construtor de sua identidade,
que investiga, levanta hipótese, reelabora o seu conhecimento, aprende na
ação e pela ação do meio que vive. É fundamental
ao pensar na transição da educação infantil para o ensino
fundamental a reflexão sobre o desenvolvimento
infantil e diante disso analisar como acontece o processo de aprendizagem
das crianças
Pensar
em ações que envolvam ambas as etapas, para que as crianças possam desde a
educação infantil conhecer os espaços e os professores dos anos iniciais do
ensino fundamental e promover momentos de trocas e interações é essencial.
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO |
Nenhum comentário:
Postar um comentário